ENTIDADES REALIZAM MANIFESTAÇÃO PELA LIBERDADE DE MUMIA ABU-JAMAL NO DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Nesta terça-feira, dia 21, diversas entidades que lutam contra a discriminação racial estarão realizando uma manifestação em frente ao Consulado dos Estados Unidos, em São Paulo. O objetivo do protesto é exigir a libertação do jornalista e ativista dos direitos dos afro-americanos Mumia Abu-Jamal.
A atividade marca também o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, data instituída pela ONU em 1966.
Segundo os organizadores, Mumia Abu-Jamal é um preso político, vítima da discriminação racial nos EUA. “Na noite de 9/12/81, quando retornava para sua casa, após um dia de trabalho, foi baleado pela polícia da Filadélfia, que espancava seu irmão. Um policial também foi baleado e morreu logo a seguir. Mumia foi responsabilizado e condenado à morte, sem direito a um julgamento justo”, afirma o texto de convocação do ato.
Mobilizações ocorridas em diversos países e o trabalho dos advogados de defesa conseguiram adiar, até o momento, a execução do prisioneiro. Entretanto, Abu-jamal encontra-se doente e necessitando de tratamento médico.
O Consulado Americano, que será palco do protesto, fica na Rua Padre João Manuel, 933 (paralela a Rua Augusta). A atividade terá início às 10h.
fonte: AFUBESP