ENTIDADES INICIAM EM SÃO PAULO MOVIMENTO PARA IMPEDIR DEMISSÕES NO GRUPO SANTANDER BANESPA
Representantes realizam atividades em defesa do emprego nas agências de São Paulo
A nova campanha em defesa do emprego de todos os funcionários do Grupo Santander Banespa teve início nesta quarta-feira, 11, na capital paulista. Representantes da Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo e Fetec-CUT/SP, entidades que lideram o movimento, estiveram na parte da manhã em sete agências da região Central, dialogando com funcionários e clientes sobre a necessidade de impedir demissões no banco.
Em todos os locais, foi distribuído material contendo os slogans da campanha – “Garanta sua sorte, defenda o emprego” e “Sorte ajuda, mas emprego vale mais” – e um resumo dos principais argumentos dos trabalhadores em defesa do emprego. Além de informar que o Santander Banespa é a instituição financeira mais lucrativa do país, o documento denuncia que o grupo pretende demitir bancários brasileiros. “O banco remete quase todo o lucro para a Espanha. Para o Brasil ficam as demissões, as péssimas condições de trabalho e as filas nas agências”, diz o texto, que cobra: “Onde está a responsabilidade social do Grupo Santander Banespa?”.
A primeira agência a ser visitada foi a Central do Banespa e, na seqüência, os representantes passaram na Patriarca, República e 24 de Maio. Também fizeram parte do roteiro as unidades do Banco Santander da Boa Vista, Libero Badaró e 7 de abril.
Apoio dos clientes – Em algumas unidades, os clientes e usuários do banco demonstraram grande simpatia pelo movimento. Na República, chegaram a aplaudir o discurso do diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Campestrim, que falou em nome das entidades. “Vocês (clientes e usuários) sabem a importância de se lutar pelo emprego, pois hoje todo mundo tem alguém da família desempregado. Isso, quando ele mesmo não está nesta situação”, argumentou o dirigente.
Uma cliente da agência da 24 de Maio, após ouvir o pronunciamento dos representantes, expressou sua concordância com a campanha e reclamou das tarifas cobradas pelo banco. “Estão cobrando até o ar que a gente respira aqui dentro”, protestou.
Direito dos estagiários – Foi denunciada também a situação dos estagiários que trabalham em funções específicas de bancários. “Queremos que esses colegas sejam contratados e tenham os mesmos direitos da categoria”, declarou Cido Sério, presidente da Afubesp.
Convocação para o 17.º Congresso – Durante as atividades, os dirigentes solicitaram aos funcionários de cada unidade que enviem pelo menos um representante ao 17.º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa, que se realizará nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo. “É fundamental a participação de todas as unidades, pois lá debateremos a garantia de emprego, a questão dos estagiários, as horas extras não pagas, a humilhação de funcionários e outros assuntos de interesse de todos”, convocou Rita Berlofa, diretora do Seeb SP.
fonte: AFUBESP