ENTIDADES ANUNCIAM MANIFESTAÇÃO CONJUNTA NA AV. PAULISTA
As diversas entidades que participarão amanhã da manifestação na Av. Paulista acabam de conceder entrevista coletiva na sede da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo. Todos os dirigentes ressaltaram a importância da unificação da luta dos trabalhadores contra a atual política econômica dos governos Covas e FHC.
Durante a entrevista, foi explicado como será participação de cada uma das categorias na atividade. O vice-presidente da Afubesp, Cido Sério, e o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, João de Oliveira, fizeram um rápido histórico da luta em defesa do Banespa e explicaram que o ato será para entregar o requerimento de plebiscito com mais de 287 mil assinaturas e também para pressionar os deputados paulistas a colocarem a PEC do banco em votação.
Segundo o dirigente da Afubesp, a resistência contra a privatização tem o apoio dos pequenos e médios produtores rurais. “Eles sabem que a venda do Banespa significa redução do crédito agrícola, pois os banqueiros privados não investem nessa área.” Lembrou também que 93 municípios só possuem agência do Banespa. “Se não conseguirmos barrar a privatização, essas unidades serão fechadas e a população ficará sem atendimento bancário.”
Zé Albino, da Central de Movimentos Populares – a primeira entidade a unificar a sua manifestação com a dos banespianos –, avaliou que o ato conjunto inaugura uma nova etapa no movimento dos trabalhadores. “Entendemos que a luta por política públicas não é só dos movimentos populares, assim como a luta contra a privatização não é só dos companheiros do Banespa.”
Além dos banespianos e da Central dos Movimentos Populares, também se concentrarão na Avenida Paulista os professores do estado, funcionários públicos federais, os servidores da saúde, os trabalhadores rurais sem terra, os funcionários do setor de saneamento básico e os metroviários.
O presidente interino da CUT nacional, Kjeld Jakobsen, disse que esta quarta-feira será um Dia Nacional de Luta, com manifestações em outros estados da federação. “Estaremos amanhã nas ruas pela abertura de negociação com os funcionários públicos em greve, por políticas públicas e contra a privatização do Banespa.”
Representes do PT, PSTU e PCdoB declararam apoio à manifestação dos trabalhadores dos diversos setores.
fonte: AFUBESP