Encontro Regional do ABC destaca importância do 19º Congresso Nacional
Os funcionários do Grupo Santander Banespa que participaram do Encontro Regional, realizado ontem, dia 10, no Sindicato dos Bancários do ABC, fizeram uma ampla avaliação das dificuldades e desafios que terão de ser enfrentados a partir do final deste mês.
Durante o evento foi relatado que, no mês passado, a Comissão de Empresa encaminhou uma carta ao banco contendo as reivindicações específicas dos funcionários, entre as quais: garantia de emprego para todos os empregados do grupo, unificação dos contratos pelas cláusulas mais vantajosas, PLR igual tendo como base o lucro consolidado, abono de R$ 1.700, para os banespianos, respeito à saúde e melhora nas condições de trabalho. Entretanto, até agora o banco se nega a abrir negociações.
Por outro lado, no próximo dia 30 termina a garantia de emprego para os funcionários do Banespa. Além disso, a unificação das plataformas tecnológicas dos bancos que compõem o grupo no Brasil está sendo finalizada, o que deverá acarretar fusão e fechamento de agências.
A conclusão do encontro é que os funcionários do Grupo Santander Banespa estão diante de um cenário bastante difícil. “Estamos passando um momento grave e as pessoas precisam se conscientizar disso”, alertou Vagner de Castro, presidente do Sindicato.
Os participantes destacaram a importância dos funcionários se mobilizarem para enfrentar o próximo período, começando pela participação no 19º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa – 4º Congresso Unificado –, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
“A participação de cada bancário no Congresso será fundamental para que demonstremos nossa capacidade de luta e com isso mandemos um recado à direção do Grupo: Se não houver negociação, o banco terá problemas”, finaliza Vagner.
O Encontro Regional do ABC contou com as participações de Aparecido Sério da Silva, presidente da Afubesp, Wagner Cabanal, candidato a diretor administrativo da Cabesp, e Shisuka Sameshima, atual diretora administrativa eleita da caixa de assistência médica.
fonte: Airton Goes – Afubesp, com informações do Seeb ABC