Em solenidade de posse, diretoria da Afubesp reafirma compromisso de luta
Na noite de sexta-feira, 13, ocorreu a solenidade de posse da diretoria da Afubesp que comandará a entidade no próximo triênio (2005/2008). Os dirigentes prometeram dar continuidade à luta em defesa dos empregos e direitos dos funcionários da ativa e aposentados do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.
O evento, realizado no bufê Hasbaya, em São Paulo, contou com as presenças do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Alencar Rodrigues Ferreira Filho, que representou o ministro Ricardo Berzoini, e do chefe de gabinete, Paulo Bezerra.
Também prestigiaram a solenidade, dezenas de dirigentes sindicais, entre os quais os presidentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, e da Fetec/CUT-SP, Sebastião Cardoso, o tesoureiro da CUT Nacional, Jaci Afonso, o representante do Observatório Social, Ari Aloraldo, o secretário-geral da CNB/CUT, Carlos Alberto Cordeiro da Silva, além do presidente da Bancoop, João Vaccari, o prefeito de Presidente Venceslau, Ângelo Malacrida, do vice-prefeito de Itariri, Estanislau Fernando Matos, e o vereador de Ribeirão Preto, Luis Roberto Alves Cangussu.
Os participantes reconheceram a importância da Afubesp nos movimentos contra a privatização do Banespa e em defesa do emprego e dos direitos dos bancários. “A entidade tem um histórico de luta fantástico”, destacou o presidente da Fetec/CUT-SP, Sebastião Cardoso.
“Nós tivemos, junto com os companheiros da Afubesp, uma luta árdua e ao final conseguimos que quase 13 mil pessoas se aposentassem pelo banco”, lembrou o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino.
Representando os aposentados do Banespa, o diretor Herbert Moniz reverenciou os colegas Augusto Campos, Osvaldo Laranjeira, Oliver Simioni, Lúcia Mathias, Ana Érnica e vários outros “que se destacaram na trajetória de resistência e mobilização dos banespianos”.
A diretora da Afubesp Ana Érnica realçou a importância das mulheres na história vitoriosa dos funcionários do Santander Banespa. “Desde que ganhamos a diretoria da Associação pela primeira vez (1996), mudamos a história do banco e estamos ajudando a construir um país diferente.”
“Na história de nossa luta, a Afubesp sempre foi um instrumento muito importante”, concluiu João Vaccari Neto, presidente da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários).
Compromisso com a continuidade da luta – Além de relembrar o passado de resistência, os eleitos reafirmaram o compromisso com a defesa dos trabalhadores do banco. “Pegue outras empresas privatizadas e veja o que aconteceu a elas. Aqui, com nossa capacidade de resistência, nós conseguimos, entre outras conquistas, garantir a complementação de aposentadoria, que não deixou de ser paga um mês sequer”, registrou o presidente reeleito, Aparecido Sério da Silva, que sinalizou a mesma disposição de luta para o futuro: “Nossa responsabilidade será manter a Afubesp forte e combativa”.
O novo secretário-geral, Marcos Benedito, que é funcionário do Santander Brasil, opinou que o evento era um momento histórico. “É a primeira vez que funcionários do Santander Brasil e Meridional participam da diretoria da Afubesp.” Segundo o dirigente, o objetivo “é ampliar a representação da entidade”.
Diretoria foi eleita com 97% dos votos – A nova diretoria da Afubesp é composta pelos integrantes da Chapa 1 – Rumo Certo, que no final de março foi eleita pelos associados com 97% dos votos.
fonte: Airton Goes – Afubesp