Em Porto Alegre tem assembléia nesta quinta para organizar greve dos bancários
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) realiza nesta quinta-feira, dia 21, às 19h, assembléia geral no Clube do Comércio (rua dos Andradas, 1085), no centro da capital. O objetivo é avaliar as últimas negociações com a Fenaban, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal e organizar a greve para acabar com a enrolação dos bancos e arrancar propostas que atendam às reivindicações gerais e específicas da Campanha Nacional dos Bancários.
A atividade foi definida na última segunda-feira, dia 18, por ocasião da primeira assembléia na Casa dos Bancários, quando foi aprovada a paralisação de 24 horas no BB e na Caixa. O movimento ganhou adesão e mostrou força, fechando a maioria das agências da Caixa em Porto Alegre e parando várias unidades do BB, como o prédio da rua Uruguai.
Também será apreciado, na assembléia, o calendário de luta aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários, durante a reunião ocorrida na terça-feira, dia 19, em São Paulo, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban. Por maioria, foi indicada a realização de assembléias na próxima segunda-feira, dia 25, para a deflagração de uma greve de 24 horas na terça-feira, dia 26, em todo o país.
A greve é a resposta para o descaso e a intransigência dos banqueiros. A minuta de reivindicações foi entregue no dia 10 de agosto. Entretanto, até agora não apresentaram proposta econômica, como haviam se comprometido, e estão numa postura de negar tudo o que se discute.
Além disso, eles querem derrotar as conquistas dos últimos anos, como aumento real e PLR maior. Como se não bastasse, ainda alegam que pagaram muito no ano passado e dizem absurdos como, por exemplo, que não vão dar aumento real porque a inflação está baixa.
Do mesmo modo, os bancos públicos estão enrolando nas mesas específicas. Os trabalhadores exigem nas negociações concomitantes o atendimento de suas reivindicações.
Portanto, venha participar da assembléia! A única coisa capaz de mexer com os banqueiros é a mobilização dos trabalhadores.
fonte: Sindbancários