Em Porto Alegre, sindicato quer retomar grupo de segurança bancária
Até o dia 15 de novembro, a Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS) do governo do Estado vai realizar uma nova reunião do Grupo Interinstitucional de Segurança Bancária. A garantia foi dada pelo coordenador do grupo, major Carlos Adriano Klafke dos Santos, durante contato telefônico feito na quarta-feira (3) pelo diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Federação dos Bancários do RS, Ademir Wiederkehr.
A retomada das discussões foi cobrada por Ademir, também representante do RS na Comissão Nacional de Segurança Bancária, diante do assalto com reféns ocorrido na última segunda-feira, dia 1º de novembro, na agência Shopping Praia de Belas do Banrisul, em Porto Alegre, que chamou novamente a atenção do Estado para a insegurança nos bancos. “A última reunião do grupo aconteceu há mais de dois meses, no dia 18 de agosto, sendo que no dia 3 de setembro o Sindicato enviou um documento com os principais problemas enfrentados por gerentes e funcionários dos bancos e as propostas de soluções para oferecer segurança e prevenir assaltos e seqüestros”, destaca o dirigente sindical. Klafke alegou que as reuniões foram suspensas em função da greve nacional dos bancários.
“Os bancos e os órgãos de segurança pública já tiveram tempo suficiente para analisar as proposições e começar a dialogar com os representantes da categoria, visando buscar saídas para inibir a ação de quadrilhas cada vez mais ousadas e aparelhadas que vivem colocando em risco a vida de bancários, vigilantes e clientes”, avalia Ademir.
Desde julho, quando o Sindicato e a Federação dos Bancários passaram a cadastrar assaltos e seqüestros no Estado, por meio das notícias da imprensa (rádio, TV e jornais) e das informações da categoria, já foi verificado um total de 51 ocorrências: 17 em julho, 20 em agosto, 12 em setembro e duas em outubro (Citibank, na agência Moinhos de Vento em Porto Alegre, e BB em São José do Ouro).
A entidade recebe denúncias de bancários, vigilantes e clientes pelo Disque-Assalto, que funciona pelo telefone (51) 3212-1200. Basta ligar e comunicar a ocorrência de assaltos, seqüestros, furtos e arrombamentos em bancos, financeiras, cooperativas de crédito e correspondentes bancários.
fonte: Seeb PoA