Eleição no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre atinge quórum no segundo dia
Um total de 4.994 bancários exerceu o seu direito a voto ao final do segundo dia de votação das eleições para a gestão 2005/2008 do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Esse número significa que já foi atingido o quorum de 50% mais um dos associados aptos a votar que se encontram na ativa, previsto nos estatutos da entidade. Assim não haverá segundo turno.
Na terça-feira, dia 28, votaram 1.887 sindicalizados nas 28 urnas itinerantes e nas duas fixas nas Sedes Malcon e Cacique. Esse número, somado aos 2.926 bancários que votaram ao longo do primeiro dia e aos 181 que depositaram ontem os seus votos nas urnas noturnas, totaliza os 4.994 votantes.
A votação segue normalmente nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 17h. As urnas itinerantes recolhem os votos em toda a base territorial da entidade, que abrange 15 municípios da Grande Porto Alegre. As urnas noturnas, por sua vez, recolhem votos somente até quarta-feira, das 20h às 2h30.
Na urna fixa da Sede Malcon (Rua dos Andradas, 1560 – 16º andar) votam os aposentados; e na da Sede Cacique (Rua dos Andradas, 943 – 11º andar), anistiados, licenciados, demitidos e associados em outras situações especiais.
Segundo a Comissão Eleitoral, eleita em assembléia geral e coordenadora do processo, 11.834 associados estão aptos a votar, sendo 6.543 funcionários da ativa e 4.763 aposentados, além de anistiados, licenciados, demitidos há menos de seis meses e ainda desempregados, e associados em outras situações especiais.
Duas chapas estão disputando o voto dos associados. A Chapa 1, da atual diretoria do Sindicato, apresenta como candidato a presidente Juberlei Bacelo. A Chapa 2, de oposição, tem Adriana Tosin para o principal cargo na direção da entidade.
A apuração dos votos ocorrerá na quinta-feira, dia 30, logo após o encerramento da votação, às 17h, na sede social da Adesbam (Rua Mario Totta, 108 – bairro Tristeza), em Porto Alegre.
Tranqüilidade marca processo de votação
Para os integrantes da Comissão Eleitoral, o balanço dos primeiros dois dias de votação é totalmente positivo. O diretor da Federação dos Bancários do RS, Arnoni Hanke, destaca “a tranqüilidade no pleito e a maturidade das chapas”.
A diretora da Federação dos Bancários do RS, Denise Falkemberg Correa, elogia “a participação da categoria”, na medida que já foi atingido o quorum definido nos estatutos.
O diretor do Sindicato dos Petroleiros do RS e coordenador da CUT Metropolitana, Dari Beck, também acentua o bom andamento da votação. Ele chama a atenção para o “bom comportamento das chapas, numa demonstração de maturidade política”.
O diretor do Sintae e tesoureiro da CUT/RS, Celso Woyciechowski, ressalta “o processo democrático e transparente, fruto do amadurecimento da categoria, o que revela o sentimento de importância da sua entidade de classe”.
O diretor do Sintramico e da CUT/RS, Luiz Henrique Pereira, concorda com os demais integrantes da Comissão Eleitoral. “Espero que esse clima de tranqüilidade se estenda até o final da votação, servindo de exemplo para outras entidades sindicais”, conclui
fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região