Economia tem problemas e não se pode brincar, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, dia 28, que a economia do país ainda tem “problemas sérios” e que o governo não pode “brincar” nesta área, para evitar retrocessos. “Tivemos que tratar (quando assumimos) a economia brasileira com o cuidado que precisa (…) porque tínhamos ainda uma economia muito vulnerável”, afirmou Lula, em Canoas, no Rio Grande do Sul.
“Temos ainda problemas sérios e não podemos brincar, para que a gente não tenha um retrocesso. Retrocesso leva anos para recuperar e às vezes não recupera”, acrescentou.
Segundo o presidente, após a desaceleração do início do ano, a economia está se recuperando, mas não na velocidade desejada. Mas repetiu o compromisso de não adotar fórmulas mágicas para garantir o crescimento.
“Historicamente, os que tentaram fazer mágica na economia brasileira quebraram a cara”, disse Lula, se referindo aos inúmeros planos econômicos das últimas décadas.
“O que incomoda muita gente neste país é que não fizemos nenhuma loucura, o que incomoda alguns adversários é que eles imaginavam que este país ia quebrar no ano de 2003”, argumentou o presidente, em discurso a funcionários da refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que passa por obras de ampliação e modernização.
fonte: Reuters – Sinara Sandri