E o Oscar vai para… Parasita

No dia 9 de fevereiro foram conhecidos os vencedores da 92ª edição do Oscar. Pela primeira vez, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou como Melhor Filme um longa-metragem falado em língua não-inglesa. Parasita, do sul-coreano Bong Joon-ho, levou para casa quatro estatuetas. Além da principal categoria, venceu Direção, Filme Estrangeiro e Roteiro Original.
O diretor mexicano Alejandro González Iñárritu já havia sido agraciados em categorias importantes e técnicas, mas seus filmes eram falados em língua inglesa. Em 2019, Roma, de Alfonso Cuarón, também fez história ao conquistar os prêmios de Direção, Filme Estrangeiro e Fotografia. Mas a vitória de Parasita na considerada maior premiação de cinema mundial sinaliza algo importante: abertura para produções estrangeiras, quebrando barreiras culturais, mostrando que há muitos filmes bons fora da indústria hollywoodiana.
Sobre o filme
O sétimo filme do diretor Bong Joon Ho conta a história da família de Ki-taek, “que está toda desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.”
O longa escancara – de maneira satírica – a desigualdade social na Coreia do Sul, um dos países mais ricos da Ásia. O seu sucesso pode estar atrelado ao problema retratado, que afugenta outros lugares do globo.
A produção sul-coreana venceu outras premiações – Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado e o Globo de Ouro de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” em janeiro. Foi o primeiro filme em língua estrangeira a receber o prêmio de Melhor Elenco no Screen Actors Guild; e de dois prêmios Bafta do cinema britânico.
‘Delivery’ de ingressos
Agora a Afubesp oferece serviço de ‘delivery’ de ingressos para a comodidade dos associados que moram ou trabalham na região central de São Paulo (área compreendida entre a Praça da Sé, Anhangabaú e República). Para quem quer curtir os filmes vencedores e indicados ao Oscar pela rede Cinemark, basta entrar em contato pelo e-mail convenios@afubesp.com.br e combinar como e onde pode ser feita a entrega dos tíquetes. Consulte os valores dos ingressos no setor. A entrega não tem valor adicional. Outras localidades, solicitar no mesmo endereço eletrônico da área de Convênios ou retirar diretamente na sede da Afubesp (desconto não é válido para filmes 3D).
Em cartaz
Parasita, Jojo Rabbit, Judy, 1917 são alguns dos premiados e indicados aos Oscar que estão em cartaz no Cinemark. Clique aqui e confira dias/horários. Divirta-se!