DRT/RS vai mediar ponto eletrônico no Grupo Santander Banespa
A Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT/RS) marcou uma mediação entre o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e o Grupo Santander Banespa para o próximo dia 27, às 15h30, na capital gaúcha. O pedido foi feito pela entidade sindical para discutir a situação do ponto eletrônico nas unidades do Santander Brasil, Meridional e Banespa.
“A mediação se impõe diante da forma de implantação do ponto, que excluiu gerentes e outros comissionados, gerando enorme insatisfação e frustrando a expectativa dos funcionários”, denuncia o funcionário do Santander Meridional e presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo. Esses trabalhadores não podem registrar a hora de entrada, intervalo para almoço e hora de saída do trabalho, permanecendo sem nenhum controle de jornada. “Com isso, eles continuam exercendo jornadas prolongadas, às vezes até mesmo aos sábados, sem a devida remuneração”, acrescentou.
Os bancários questionam também o “Termo de Acordo de Prorrogação de Jornada de Trabalho por Compensação de Horas”, aplicado na agência Porto Alegre Centro, do Banespa, que consiste num banco semanal de horas. Há ainda denúncias de que vários funcionários seriam obrigados a passar o cartão do ponto eletrônico somente no seu horário de entrada e saída, ficando impedidos de registrar as horas extras trabalhadas.
”Queremos a extensão do ponto eletrônico para todos os funcionários, a marcação correta do horário efetivamente trabalhado e a proibição de quaisquer acordos individuais de compensação de horas”, reivindica o funcionário do Banespa e diretor do Sindicato e da Afubesp, Ademir Wiederkehr.
A mediação será realizada pela chefe da seção de Relações de Trabalho da DRT/RS, Maria Tereza Grillo Pedroso de Albuquerque.
fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região