DIRIGENTES SINDICAIS DE VÁRIOS PAÍSES DISCUTEM ESTRATÉGIA GLOBAL PARA ENFRENTAR POLÍTICA DO SANTANDER
A Coordenadora Sindical Ibero-americana do Grupo Santander se reúne nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, para discutir ações conjuntas em defesa dos direitos dos funcionários do banco em diversos países. O encontro é promovido pelo Comitê de Finanças da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e ocorre no Hotel San Rafael, em São Paulo.
Para o secretário de Política Sindical da Confederação Nacional dos Bancários da CUT (CNB), Ricardo Jacques, o encontro irá definir as atividades que os sindicatos da América Latina vão desenvolver para melhorar a situação dos bancários do Grupo. “O Santander é o maior banco estrangeiro no Brasil e o de maior atuação nos países latino-americanos.”
Ele explica que a CNB tem investido na política internacional porque um terço do sistema financeiro brasileiro está nas mãos do capital estrangeiro. “Neste encontro, pretendemos definir as prioridades para os trabalhadores do Santander e a melhor forma de nos organizarmos, junto com os demais países da região, para garantir melhorias para os bancários.”
Além da CNB, participam do encontro sindicalistas de La Bancária/CGT (Argentina), AEBU/PIT-CNT (Uruguai), Fetraban/CUT (Paraguai), CSTEBA/CUT (Chile) e Contec/CGT (Brasil). Também estarão no evento, como convidados, sindicalistas da Comfia/CCOO, da Espanha, país sede do Santander.
fonte: AFUBESP