DIRIGENTES BANCÁRIOS DE SANTA CATARINA SE MOBILIZAM CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO BESC
O presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, e a diretora regional, Márcia Maldonado, participaram hoje, em Florianópolis (SC), de um seminário de dirigentes sindicais e do Movimento Unificado Contra as Privatizações, para debater campanha contra a privatização do Besc – Banco do Estado de Santa Catarina.
Convidado pelo Sindicato dos Bancários de Florianópolis, organizador do evento, Rondino foi expor aos participantes a experiência de luta dos funcionários do Banespa que há 5 anos lutam contra a privatização do banco. Um processo que os funcionários do Besc começam a enfrentar agora que o banco em que trabalham também foi federalizado.
Os dirigentes catarinenses explicaram que, a exemplo que ocorreu com o Banespa, o processo que levou à federalização do Besc também foi cercado de irregularidades. O caso teria sido tão distorcido que as entidades representativas dos funcionários também estão acionando a Justiça e já foi aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembléia Legislativa do estado. Eles relatam que os privatistas utilizaram até o artifício de caracterizar o Besc como calamidade pública para que o presidente da Assembléia Legislativa também pudesse votar e garantir, assim os 24 votos necessários para aprovar a federalização. Outra irregularidade foi a votação secreta, quando deveria ser aberta.
“Impressionante como tanto no caso do banco catarinense como no Banespa, os governos não se furtaram a atropelar a Constituição para levar adiante, a qualquer preço, o seu projeto de privatizações”, diz Rondino.
Para ele, eventos como o seminário de hoje são importantes para troca de experiências e busca de soluções conjuntas para os bancos estatais ameaçados. A saída defendida pelos banespianos é a transformação dessas instituições em bancos públicos de verdade, sob controle da sociedade.
Além de dirigentes e representantes dos funcionários do Besc de todo o Estado, o seminário contou com a participação da deputada estadual catarinense Ideli Salvatti (PT), que integra a CPI do Besc, e um representante do MST .
Banespa Floripa. À tarde, estava prevista uma visita dos dirigentes da Afubesp à agência do Banespa de Florianópolis, para discutir com os colegas locais assuntos de interesse imediato, como campanha salarial, Cabesp e continuidade da luta contra a privatização.
fonte: AFUBESP