Dieese avalia impactos da compra do ABN pelo Santander em Nota Técnica
O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publicou neste mês a Nota Técnica 55, que discute os possíveis impactos da compra do ABN/Real pelo consórcio de bancos europeus, do qual o Santander participa. Foram analisadas as implicações do negócio sobre o emprego nas duas instituições financeiras envolvidas e a concorrência bancária e seus reflexos para o consumidor.
Em relação ao emprego, o documento mostra que o processo de reestruturação implementado no sistema financeiro (fusões e aquisições e inovações tecnológicas), ocorrida na década de 90, provocou uma perda expressiva de ocupações no setor. A privatização do Banespa é um dos exemplos utilizados. Da mesma forma como ocorreu anteriormente, o Dieese prevê que a compra do ABN pelo Santander trará redução de postos de trabalho (cerca de 1500) .
A mobilização do movimento sindical em defesa dos empregos também consta no documento. “A pressão dos dirigentes sindicais sobre o Congresso Nacional resultou na criação de uma subcomissão que convocou os representantes dos bancos envolvidos, do Banco Central e da Federação Brasileira do Bancos (Febraban) para uma primeira audiência pública. No entanto, os convocados não compareceram e, por isso, nova audiência deve ser agendada,” destaca a análise do Dieese.
Para conferir a íntegra da Nota Técnica 55 clique aqui.
fonte: Érika Soares – Afubes