Dia Nacional de Luta por Segurança Bancária é nesta quinta
Sindicatos, federações e a CNB/CUT estarão promovendo atividades em todo país em comemoração ao Dia Nacional de Luta por Segurança Bancária. O objetivo é alertar o povo brasileiro acerca do crescimento da violência dentro e fora das agências e postos de atendimento bancário.
A categoria reivindicará que as instituições financeiras invistam em equipamentos e medidas de prevenção aos assaltos e seqüestros, entre as quais instalação de portas giratórias de segurança antes do acesso ao auto-atendimento, vigilância e câmeras de vídeo em agências e postos de atendimento.
Os bancários também querem a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), assistência médica e psicológica, às custas dos bancos, para aqueles que presenciaram assalto ou foram vítimas de seqüestro, e que a abertura e o fechamento das agências sejam feitas por empresa especializada em segurança.
Além disso, a CNB/CUT voltará a cobrar da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a retomada da mesa temática de segurança bancária. Atualmente, a entidade atua na Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada, onde tem proposto punições mais rigorosas para os bancos e agências com maior debilidade nessa área.
“Não se justifica que os bancos, que lucram tanto, não invistam mais em segurança para seus funcionários, clientes e usuários. Por isso, todas as entidades devem promover algum tipo de atividade neste dia para marcar a nossa indignação”, reforça o secretário-geral da CNB/CUT, Carlos Cordeiro.
fonte: Érika Soares – Afubesp com informações da CNB/CUT