DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Uma vida saudável é o que todos queremos, mas algumas vezes esquecemos que ela depende também da natureza. Para que a nossa geração assegure vida saudável no futuro é preciso mudar o comportamento predatório da humanidade no último período.
Quando se fala em meio ambiente, não se trata apenas das florestas ou de animais em extinção, coisas muitas vezes distantes da vida urbana. No dia-a-dia das cidades muita coisa também pode ser feita em benefício da vida.
A defesa do Banespa como banco público a serviço da sociedade, por exemplo, é uma forma importante de luta para assegurar qualidade de vida e educação em segmentos sociais e municípios que dependem de crédito público para realizar seus pequenos empreendimentos. Os investimentos do Banespa asseguram o plantio que retém o homem no campo e desenvolve a produção de alimentos. São vitais também para o desenvolvimento dos pequenos municípios particularmente para construção de escolas, infra-estrutura urbana, quesitos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos milhares de habitantes que ali residem.
E qualidade de vida e educação são fundamentais para o despertar da consciência ecológica, tão necessária para a perpetuação da vida no planeta.
Por isso, lutar contra a privatização do Banespa é uma das atitudes que podem contribuir para esse objetivo.
Outros gestos pequenos como economizar energia e água; não jogar toco de cigarro, papel ou qualquer lixo no chão e na água (lugar de lixo é no lixo), cuidar do patrimônio público e exercer a cidadania, podem produzir grande impacto na qualidade de vida urbana.
Se cada um fizer a sua parte, a humanidade sairá ganhando.
Fonte: Afubesp