Dia Mundial de Combate ao Racismo é comemorado nesta sexta-feira
Fonte: afubespData foi instituída pela onU em memória de uma tragédia ocorrida em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, devido à Lei do Passe
Neste ano, as comemorações das festividades da Semana Santa terão um gosto todo especial para o movimento negro de todo o país. Isto porque nesta sexta-feira, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para marcar a data, entidades do movimento negro vêm realizando eventos por toda esta semana, para denunciar o racismo, a xenofobia e todas as formas de intolerância.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória de uma tragédia ocorrida em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 69 negros foram mortos por participar de um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a portarem cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem dando ênfase para ações de combate ao racismo, através da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, criada em seu primeiro mandato. Um dos objetivos é promover a igualdade racial entre todos os setores da sociedade brasileira.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial coincide também com as comemorações da independência de dois países africanos: a Etiópia, em 1975, e a Namíbia, em 1990.
Fonte: afubesp