Dia Internacional do Voluntariado é comemorado pela Afubesp e Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Vereadores de SP
“Exercer a cidadania desenvolvendo ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos usuários de setores públicos de saúde.” Essa é a missão de 320 pessoas que exercem papel de voluntários em hospitais municipais e pronto-socorros da cidade de São Paulo.
Para comemorar essa prática tão importante, a Secretaria Municipal de Saúde, com patrocínio da Afubesp, realizou uma cerimônia de homenagem aos voluntários que trabalham no serviço público de saúde da capital paulista, nesta sexta-feira (5) na Câmara de Vereadores. Durante a solenidade, foram entregues 24 placas aos homenageados, que também puderam assistir a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana.
O evento contou com a presença de representantes da ONG Canto Cidadão, da Autarquia Hospitalar Jabaquara, do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, de Pirituba, e da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC).
O presidente da Afubesp, Aparecido Sério da Silva, parabenizou os presentes pela lindo trabalho que vêm realizando. ”Espero que possamos ter milhões de voluntários como vocês para que mais pessoas vivam com dignidade e saúde em nosso país”, disse o dirigente. “Acho que não existe coisa mais bela e mais valiosa do que o voluntariado.”
Para a diretora do CRH – 2 (Centro de Recursos Humanos de Desenvolvimento) e representante da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Helena da Cruz Sponton, a participação dos voluntários é fundamental para recuperação das pessoas em tratamento nos hospitais. “Esta atividade têm trazido para o serviço público de saúde mais solidariedade, respeito, humanização e acolhimento.”
Balanço do Trabalho Voluntário – O voluntariado vem sendo analisado pela Secretaria com o objetivo que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e, também com a intenção de ampliá-lo para toda a rede municipal de saúde como unidades básicas, ambulatórios, centros de convivência, entre outros.
De acordo com a Coordenadora de Voluntários da Secretaria Municipal de Saúde, Valéria de Cássia Ciongoli, os resultados são excelentes. “Até agora, o balanço tem mostrado que a cooperação dessas pessoas traz muitos benefícios não só para os pacientes, mas também para os funcionários dos hospitais.”
fonte: Afubesp