Dia do Trabalhador: CUT realiza atividades em diversas partes do país
No Dia Internacional do Trabalhador, 1º de maio, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), com a colaboração de suas subsedes e de sindicatos filiados, realiza atividades sociais e manifestações, em diversas partes do país, para defender as bandeiras de luta dos trabalhadores, entre as quais reforma sindical, implementação da liberdade e autonomia sindical e redução da jornada de trabalho sem perda nos salários, que tem como finalidade gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população.
Em São Paulo, um grande evento, que pretende reunir cerca de 1 milhão de pessoas, acontece na Avenida Paulista (em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero – TV Gazeta), das 9 às 21 horas.
Na atividade, os trabalhadores poderão assistir shows com artistas conhecidos como Zezé de Camargo e Luciano, Jota Quest, Dudu Nobre, Araketu, Daniel, Edson&Hudson, Exaltasamba, Alexandre Pires, Revelação, entre outros. Além disso, serão apresentadas pequenas peças teatrais que abordarão alguns temas sempre presentes na pauta de reivindicações da CUT, como geração de empregos, reforma agrária; recuperação do poder de compra do salário mínimo; distribuição de renda; ampliação de direitos, etc.
O evento contará com a participação dos presidentes da CUT Nacional, Luiz Marinho, da CUT/SP, Edílson de Paula e outros representantes da central, de confederações, federações e sindicatos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal convidado da atividade. Também foram convidados deputados estaduais, federais, ministros, senadores, vereadores, prefeitos do campo democrático popular entre outras personalidades do campo artístico, político e sindical.
Em Santa Catarina, as atividades serão realizadas na cidade de Tubarão. Os trabalhadores poderão participar de campanhas (educativas, preventivas e de assistência), corrida e passeio ciclísticos. Também ocorrerão apresentações culturais, atividades recreativas, de lazer e o Festival de Bandas.
Já no Rio Grande do Sul, a CUT realizará ato público nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
O 1º de maio Internacional
As comemorações do 1º de maio Internacional serão realizadas no Gramadão da Vila A (Espaço Cultural da Itaipu), em Foz do Iguaçu (PR). O evento está sendo organizado pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) e pela CUT-Paraná.
A partir das 12 horas, os trabalhadores poderão assistir apresentações de músicos e artistas latino-americanos e visitar uma feira de produtos oriundos da agricultura familiar. Às 18 horas, será realizado um ato central que reunirá lideranças de todas as centrais que compõem a CCSCS (CUT, Força Sindical e CGT do Brasil, CUT do Paraguai, CUT do Chile, CTA e CGT da Argentina e PIT CNT do Uruguai). O encerramento das comemorações se dará com o show do violeiro Renato Teixeira.
Este ano, a temática do 1º de maio Internacional será focada em quatro eixos: Integração real do Cone Sul, Emprego, igualdade de oportunidade de gênero e livre circulação dos trabalhadores do Mercosul.
fonte: Érika Soares – Afubesp