DESRESPEITO ÀS LEIS TRABALHISTAS SERÁ TEMA DE MESA-REDONDA EM BAURU
Banespa e Sindicato debaterão horas extras em mesa redonda em Bauru
No próximo dia 28, às 14 horas, ocorrerá mesa-rendonda na Subdelegacia Regional do Trabalho de Bauru entre representantes da direção do Banespa e dos funcionários. A mesa foi pedida pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região em 9 de maio e deverá discutir o grave problema das horas extras nas dependências do banco, fruto da enorme carência de funcionários.
Além de representantes da subdelegacia de Bauru, participarão membros da subdelegacia de Marília. Sindicatos de Bancários abrangidos pelas duas subdelegacias, como os de Assis, Marília e Tupã, também estarão presentes. O Sindicato de Bauru e Região quer o fim das horas extras mas, quando ocorrerem, reivindica o efetivo pagamento.
Garantia de emprego
Na terça da semana passada, ocorreu plenária no sindicato para debater os próximos encaminhamentos da campanha pelo restabelecimento da garantia de emprego para os funcionários do grupo Santander Banespa com a extensão para todos empregados do grupo no Brasil.
No início de junho acontecerá, em nível nacional, distribuição de material para clientes e funcionários. Ao mesmo, tempo, o sindicato deflagrará campanha de mídia nas rádios. Segundo o diretor do Sindicato e da Afubesp, Marcos Aurélio Silvestre, “é inaceitável que funcionários que dedicaram anos de suas vidas construindo um dos maiores bancos do país e também os novos que estão ajudando a instituição a lucrar absurdamente tenham seus empregos colocados em risco”.
Altos é recordista em autos de infração
Na sexta-feira, dia 16, a agência do Banespa Altos da Cidade, em Bauru, foi multada pela Subdelegacia Regional do Trabalho por manter funcionários trabalhando além da jornada contratada. A fiscalização ocorreu a pedido do sindicato e foi acompanhada pelo diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e funcionário do Banespa Fábio Heubel.
Anteriormente, no dia 15, a agência tinha levado três multas: uma por extrapolação de jornada de funcionários de seis horas, outra por causa das horas extras do pessoal de oito horas e mais uma em função da falta de folha de presença para gerentes. O diretor do sindicato Marcos Lenharo acompanhou a visita da subdelegacia ao local.
Na segunda, 12, a agência foi multada também por causa de horas extras, quando 11 funcionários extrapolavam a jornada de trabalho. Fábio acompanhou a diligência.
fonte: AFUBESP