Desemprego na região metropolitana de São Paulo cai para 16,7%
O desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu pelo nono mês seguido em janeiro, um movimento pouco habitual para essa época do ano, e atingiu o menor nível desde janeiro de 2001, segundo pesquisa da Fundação Seade e do Dieese divulgada nesta quarta-feira.
O recuo, no entanto, não foi resultado de criação de postos de trabalho, mas da saída de pessoas do mercado. O rendimento do trabalhador também voltou a cair.
A taxa de desemprego declinou para 16,7 por cento, ante 17,1 por cento em dezembro, atingindo 1,659 milhão de pessoas.
A queda do número de desempregados de dezembro para janeiro ocorreu apenas quatro vezes nos 20 anos da pesquisa –já que é sazonal aumento do desemprego nesta época do ano.
Em janeiro foram fechadas 55 mil vagas, mas como 114 mil pessoas saíram do mercado, houve redução de 59 mil no número de desempregados.
O setor de serviços fechou 46 mil postos de trabalho e o grupo Agregado outros setores, que engloba construção civil e serviços domésticos, cortou 64 mil.
Houve aumento das vagas na indústria, de 31 mil, e no comércio, de 24 mil.
A pesquisa mostrou ainda que o desemprego aberto caiu de 10 por cento em dezembro para 9,9 por cento em janeiro e a taxa de desemprego oculto recuou de 7,1 para 6,8 por cento.
RENDA CAI
O rendimento referente a dezembro e pago em janeiro caiu 0,4 por cento frente ao mês anterior, para 1.013 reais. A renda dos assalariados teve queda de 1,8 por cento, para 1.071 reais.
Em relação a dezembro de 2003, a queda foi de, respectivamente, 4,4 e 2,1 por cento.
fonte: Reuters