Desemprego cai em São Paulo e atinge a menor taxa dos últimos 8 anos
Boa parte dos 260 mil postos de trabalho foi criada no setor de serviços. Nível de emprego é o mais alto desde 1998, segundo Dieese
A taxa média de desemprego caiu para 16,7% na Região Metropolitana de São Paulo em 2005, a menor dos últimos oito anos. A pesquisa divulgada pelo Dieese, na terça-feira, dia 31, confirma os dados nacionais divulgados, na semana passada, pelo IBGE dando conta de o número de desempregados nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu de 2,131 milhão em novembro para 1,840 milhão em dezembro.
De acordo com o Dieese, no ano passado foram criados 260 mil postos de trabalho na região metropolitana de São Paulo.Todos os setores ampliaram o número de postos, a maior parte deles, 138 mil no setor de serviços. Indústria está em segundo lugar no ranking de criação de emprego, 83 mil, seguida por comércio responsável pela ampliação de 34 mil postos e, com menor intensidade cinco mil, no agregado outros setores (principalmente construção civil e serviços domésticos).
O mesmo comportamento é verificado no mês de dezembro, quando o contingente de desempregados diminui em 41 mil pessoas, devido à criação de 163 mil postos superior a entrada de 122 mil indivíduos no mercado de trabalho. O setor de serviços mais um vez foi campeão na geração de emprego, com a criação de 94 mil vagas, seguido pelo agregado outros setores (44 mil) e indústria (24 mil). No comércio foi registrado relativa estabilidade. A taxa de desemprego caiu de 16,4% em novembro para 15,8% em dezembro.
fonte: Seeb SP