Deputados propõem CPI sobre aposentadorias do Banespa
Na audiência pública da Comissão de Trabalho, realizada nesta quinta-feira, dia 6, o deputado Milton Monti (PR-SP) disse que a transferência de ativos que garantem a complementação de aposentadorias e pensões de ex-funcionários do Banespa para o Santander é irregular. “Essa disponibilização de títulos indisponíveis precisa ser verificada. Não sei quem ganha com isso, mas sei que quem perde são os aposentados do Banespa”, disse. De acordo com denúncia dos empregados do Banespa, o Santander descumpriu a exigência de atualizar o valor dos recursos para complementação.
Em audiência pública sobre o tema, Monti afirmou que essas operações precisam ser investigadas a fundo. “A criação de uma CPI é uma boa idéia”, disse. O deputado Roberto Santiago (PV-SP), que também considerou a transferência irregular, advertiu que “não vai ser nada bom para o Santander” ter que enfrentar uma CPI sobre o caso.
O diretor de Administração do Banco Central, Antonio Gustavo Matos do Vale, discordou dos parlamentares. Segundo ele, a vinculação dos reajustes das aposentadorias e pensões que era assegurada aos funcionários do Banespa admitidos até maio de 1975 deixou de existir após a privatização do banco. “Constou do edital de privatização a não-inclusão de critérios de reajustes passados”, justificou.
fonte: Agência Câmara