DEPUTADOS FEDERAIS NÃO QUEREM PRIVATIZAÇÃO DO BB
“Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) entre 377 dos 513 deputados federais mostrou que 59,4% dos entrevistados rejeitam a privatização do BB, 22,8% seguiriam a orientação de seus partidos e 10,1% apoiariam a desestatização do banco.
Segundo a pesquisa, para 74,3% dos deputados ouvidos, a melhor opção para a instituição seria manter-se como sociedade de economia mista, enquanto 8,2% defendem a privatização completa e 6,4%, a fusão do banco com o BNDES.
O estudo revela que para 38,2% dos entrevistados a participação de bancos estrangeiros no sistema financeiro nacional deve ser reduzida, 36,9% consideram que a atual participação está ideal e 17% acham que deve ser ampliada.
De acordo com a pesquisa, 83,3% dos entrevistados acreditam que o BB possa auxiliar o governo na retomada do desenvolvimento e na criação de empregos; 10% consideram, no entanto, que o BB não tem papel relevante nesta questão e 4,2%, que o BB pode auxiliar o governo na superação da crise, intervindo no mercado.
A análise mostrou, ainda, que 56,8% dos entrevistados querem que a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que trata do sistema financeiro nacional, seja feita com urgência; para 38,5% a regulamentação deve ser feita na atual legislatura, que termina em 2002, e 2,9% consideram que não há urgência.
A pesquisa foi divulgada, nesta semana, em Brasília, durante o lançamento do livro “Banco do Brasil: Missão Institucional e Situação Econômico-Financeira”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).”
fonte: AFUBESP