Deputado Cido Sério aprova seu primeiro projeto
Atuando há apenas três meses na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Cido Sério (PT-SP) já teve um de seus projetos aprovados em plenário na noite da última quinta-feira, dia 28 de junho. Alguns parlamentares chegam a passar todo o seu mandato sem aprovar sequer um projeto.
A proposta de Cido Sério refere-se à implantação de modelo de gestão de governança sustentável em todas as dependências da Alesp, visando melhor adequação dos espaços e aperfeiçoamento de administração com respeito ao meio ambiente.
Para isso, o projeto de Resolução 47/2007 propõe a reciclagem do lixo produzido na Casa e o uso racional dos recursos naturais por meio da mudança no padrão de consumo elétrico e reuso de água da chuva para regar os jardins e lavar os carros e áreas asfaltadas, por exemplo.
Outro ponto importante da proposta é a licitação sustentável, que significa a adoção de alguns critérios sócio-ambientais na hora de escolher as prestadoras de serviços da Alesp. Para participar de licitações e pregões, as empresas deverão possuir projetos nas áreas social e ambiental.
“O exemplo tem de vir de nossa própria casa”, comenta o deputado Cido Sério. “Por isso, acredito que com a governança sustentável, que é um modo de gestão legislativa participativa, vamos todos evitar as contradições quando estimularmos a participação popular neste sentido”, justifica o parlamentar.
Com a aprovação do projeto de Resolução 47/2007 em plenário, o próximo passo é a regulamentação e implantação do plano de governança sustentável no legislativo paulista pela Mesa Diretora.
Outra proposta
Outro projeto de autoria do deputado Cido Sério também tem foco no desenvolvimento sustentável. A proposta, ainda em trâmite, apresentada pelo parlamentar prevê que toda a frota de automóveis do legislativo seja convertida para GNV (Gás Veicular Natural), tipo de combustível que não polui o meio ambiente. Atualmente a Alesp possui 150 veículos.
fonte: Érika Soares – Afubesp