Democracia: Comitê Gestor do Plano V terá eleição direta
Em reunião ocorrida na quinta-feira, dia 28, o Conselho de Administração do Banesprev aprovou por unanimidade a realização de eleição direta no Comitê Gestor do Plano V, que será feita pelo fundo de pensão em consonância com os demais colegiados.
Com esta resolução, todos os pré-75 do plano poderão votar e também serem votados caso queiram concorrer a uma das 16 vagas (oito titulares e oito suplentes) do órgão de acompanhamento e fiscalização, independente de estarem ou não filiados às associações de banespianos. Atualmente, o Comitê é formado por representantes indicados pela Afubesp/CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa), Afabesp e Abesprev.
“O Conselho de Administração restabeleceu o direito pleno dos participantes de exercerem sua cidadania”, comemora o integrante do órgão e coordenador da CNAB, Herbert Moniz. Ele lembra que os indicados da Afubesp/CNAB vinham defendendo a proposta de eleição livre e direta no Comitê Gestor desde março.
Aporte de recursos do Plano V
Além de defender a democracia dentro do Comitê Gestor, durante a reunião do Conselho de Administração do Banesprev as representantes eleitas apresentaram uma ressalva relativa ao aporte de recursos do Plano V feito pelo Santander.
“O banco aportou valor menor do que sua obrigação na ocasião da criação do plano”, comenta a diretora da Afubesp e conselheira eleita Maria Auxiliadora, que completa: “Queremos o aporte do valor que falta para que o pessoal pré-75 não fique na dependência da rentabilidade de títulos.”
fonte: Érika Soares – Afubesp