Décimo aniversário do Comitê Betinho é comemorado com apresentação da Orquestra Jovem Baccarelli
Ao som de cordas e metais, o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa festejou seu décimo aniversário na sexta-feira, dia 5, no saguão do Edifício Altino Arantes (sede do banco), centro de São Paulo.
Os participantes da comemoração se emocionaram com a execução de músicas eruditas e populares pela Orquestra Jovem Baccarelli, sob a regência dos maestros Silvio Bacarelli e Edilson Ventureli. No repertório, grandes nomes como Sebastian Bach, Georges Bizet, Johann Strauss, Tom Jobim e Ary Barroso.
Estiveram presentes representantes da Afubesp, Ação da Cidadania, ABAS (Associação Banespiana de Assistência Social) e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, entre outros.
Durante o intervalo das apresentações da orquestra, os integrantes do Comitê Betinho José Osmar Boldo e José Roberto Barboza agradeceram a todos parceiros da entidade. Barboza, que também é diretor da Afubesp, deixou uma mensagem usando as palavras do compositor Milton Nascimento: Se muito vale o que já foi feito; mais vale o que será.
Orquestra Jovem Baccarelli – Composta por adolescentes da favela de Heliópolis, localizada na cidade de São Paulo, a Orquestra Jovem Baccarelli – que já recebeu a doação de cestas básicas do Comitê Betinho – executa peças de grandes compositores como Vivaldi, Haendel, Villa Lobos e também músicas populares brasileiras.
A idéia de oferecer formação musical para crianças e adolescentes de famílias e comunidades pobres surgiu após a ocorrência de um incêndio que vitimou Heliópolis, em 1996. O desastre despertou no maestro Silvio Baccarelli a necessidade de ajudar os moradores do bairro.
Hoje, o projeto – que atendia inicialmente 36 jovens – possui 220 alunos graças ao apoio do Ministério da Cultura (por meio da Lei Rouanet), à ligação com a Sociedade de Concertos de São Paulo e à empresas patrocinadoras.
fonte: Afubesp