DE ADIAMENTO EM ADIAMENTO GANHAMOS TEMPO PARA IMPEDIR QUE O BANESPA SEJA PRIVATIZADO
Uma boa notícia para os banespianos: pela enésima vez foi anunciado mais um adiamento da data de privatização do Banespa. Segundo o noticiário, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, teria garantido ao secretário da Fazenda de São Paulo, Yoshiaki Nakano, que o leilão de privatização do Banespa será realizado por volta de outubro.
Fraga teria dito também que o cronograma inicial não fora cumprido devido a questões judiciais sobre a licitação que escolheu o consórcio liderado pelo Banco Fator para fazer avaliação do Banespa (nesse caso, trata-se da liminar concedida pela Justiça em ação impetrada pelo Sindicato dos Bancários de SP).
Desde a intervenção em dezembro de 94 a história é a mesma. A data de privatização do banco foi marcada e desmarcada várias vezes. A cada data marcada, o funcionalismo fica com os nervos à flor da pele.
Os interventores correm a disseminar a idéia de que não há mais nada a fazer, de que dessa vez o banco vai mesmo ser privatizado etc e tal , tentando introjetar nos funcionários sentimentos como conformismo e resignação que levam ao imobilismo.
As entidades de representação por seu lado correm a mostrar que não é bem assim, que o processo está sub judice, que ainda precisamos mobilizar e que é possível reverter o quadro, tentando exorcizar o baixo astral e fomentar a resistência.
Assim, a família banespiana está há quatro anos e cinco meses vivendo aos sobressaltos, mas carregando um histórico de resistência difícil para quem o vive, é verdade, mas de uma dignidade, que dá orgulho de ser contada.
Esse novo adiamento, vem confirmar os alertas que nós, da diretoria da Afubesp, sempre fazemos. As datas de privatização são sempre mentirosas. Essa história ainda não está escrita, e os banespianos podem ser os autores e protagonistas de um final feliz, com o Banespa de volta para São Paulo como banco público. Não vamos baixar a guarda nem acreditar no discurso dos interventores que têm como único objetivo enfraquecer a mobilização do funcionalismo para facilitar seus interesses privatistas.
Conclamamos os colegas a persistir firmes na luta. E um bom momento de defender o banco é esse período de comemorações dos 90 anos. Organize sua agência e comemore de cabeça erguida.
A diretoria
Fonte: Afubesp