CUT prepara evento especial em homenagem às mulheres
Pelo segundo ano, a CUT/SP e a Comissão Estadual sobre a Mulher Trabalhadora (CEMT/SP) preparam uma surpresa especial para todas as mulheres. Com o slogan “Emprego, renda e mais direitos para as trabalhadoras”, a Central realizará o programa CUT Cidadã especial ao Dia Internacional das Mulheres, no dia 5 de março (domingo), na Escola Técnica Seqüencial (situada à Av. Teotônio Vilela, 3161), na Capela do Socorro, zona Sul. Outras atividades, como shows, acontecerão na Av. Arvoreiro s/n (pararela ao Colégio).
No ano passado, o evento aconteceu no Sesc Interlagos, e atendeu 23 mil pessoas. O CUT Cidadã-Mulher, que será realizado, das 9h às 17h, fará uma reflexão sobre a trajetória dos 20 anos lutas das mulheres da CUT que, em parceria com onGS e movimentos feministas, realizaram diversas ações que defenderam os direitos e interesses de todas as trabalhadoras. “Tivemos momentos marcantes, como a conquista ao direito à creche; a manutenção do direito à Licença Maternidade, que o governo FHC ameaçava acabar, e a Campanha Nacional de Combate à Violência contra a Mulher”, comenta, Ivânia Alves Moura, coordenadora da CEMT-SP.
Segundo Edílson de Paula, presidente da CUT/SP, o evento também ajudará a conscientizar as trabalhadoras a exigirem políticas públicas específicas. “Estamos em um ano eleitoral, então, é importante que os trabalhadores analisem as plataformas de governo dos candidatos e cobrem propostas, que incentivem a criação de empregos, ampliação de direitos, da renda e que respeitem a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”, frisa.
As ações de cidadania, projeto pioneiro da CUT/SP que iniciou em 2004, convidará a população para participar do ato do Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado em 1º de maio, que poderá ser novamente na Av. Paulista. De acordo com a CUT/SP, já foram atendidas pelo programa cerca de 650 mil pessoas da região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.
Atrações – As trabalhadoras poderão usufruir um conjunto variado de serviços gratuitos, tais como: Saúde e Educação (orientações sobre medicina preventiva, exame de papa nicolau e de câncer de mama/ginecólogico, corte de cabelo, massagem e estética, dicas sobre nutrição, pesagem e pressão arterial e outros), Documentos (emissão da 1ª via do RG e de certidões de nascimento e casamento) Meio Ambiente (exposições e palestras) Direitos (A Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP prestará esclarecimentos às mulheres) e Lazer e Entretenimento. O CUT Cidadã terá shows, a partir das 9h, com artistas locais e contará com participações especiais de Adriana Ribeiro e dos Grupos Pixote, Kaluana e Atitude 4.
fonte: CUT