Crescem queixas contra bancos
As reclamações contra os bancos, feitas pelos usuários junto ao Banco Central no mês de março, aumentaram 86% em relação a fevereiro. Foram 3.320 queixas, contra 1.781 registradas no mês anterior.
Parte da grande diferença entre os dois períodos explica-se pelo fato de fevereiro ter menos dias e contar ainda com o feriado de carnaval.
De qualquer modo, entre as queixas computadas o maior motivo de desagrado é o atendimento: foram 419 em fevereiro e 710 em março. A segunda razão é o fornecimento de documentos, seguido de prazos não cumpridos ou estabelecidos, problemas no fornecimento de informações e falta de transparência nos contratos.
Santander Banespa é campeão no ranking negativo
O Santander Banespa continua sendo o banco com o maior índice de queixas (7,43 para cada 100 mil clientes). Desde dezembro está à frente no ranking e há um ano está entre os cinco mais reclamados. “Estamos preocupados com a situação dos trabalhadores e apontamos isso nas reuniões com a direção da empresa. Os funcionários estão expostos a uma carga excessiva de trabalho e há estagiários atuando como bancários. Eles devem ser contratados e o quadro de funcionários tem que ser aumentado para melhorar o atendimento”, avalia Rita Berlofa, funcionária do Santander Banespa e diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Nossa Caixa, Real ABN, Itaú e HSBC completam o ranking de reclamações em março.
A reportagem do jornal Agora São Paulo procurou os bancos. O Santander Banespa não comentou sua posição. A Nossa Caixa disse que o Banco Central considera um número de clientes desatualizado. Já o Real afirmou trabalhar para a redução das reclamações, assim como o HSBC. O Itaú não respondeu à reportagem.
fonte: Seeb SP