CRESCE O APOIO EM OUTROS ESTADOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO.
Enquanto os banespianos de São Paulo coletam assinaturas ao requerimento de plebiscito, os colegas do Sul recolhem adesões em abaixo-assinados e buscam apoios de governadores, deputados, prefeitos, vereadores, clientes e população contra a privatização do Banespa.
Após as audiências com os governadores Itamar Franco, de Minas Gerais, e Olívio Dutra, do Rio Grande do Sul, e os encontros com o governador Anthony Garotinho, do Rio de Janeiro, e o ex-governador Leonel Brizola, os banespianos do Sul obtiveram nas últimas semanas importantes apoios, destacando-se:
. São Leopoldo/RS – o diretor da Afubesp, Ademir Wiederkehr, ocupou no último dia 4 a Tribuna Popular da Câmara Municipal, transmitido pela rádio local, pedindo o apoio dos vereadores. Compareceram também funcionários da agência, diretores do Sindicato dos Bancários e da Afaban-RS. Resultado: foi aprovada moção contra a privatização e os vereadores subscreveram o abaixo-assinado. No dia 5, Ademir, diretores do Sindicato e representante da agência foram recebidos em audiência pelo prefeito Ronaldo Ribas (PMDB), que também manifestou apoio e aderiu ao abaixo-assinado.
. Novo Hamburgo/RS – O prefeito José Airton dos Santos (PDT) também concedeu audiência no dia 3 aos banespianos. Participaram Ademir, diretores do Sindicato dos Bancários e da Afaban-RS, funcionários e aposentados. O prefeito também subscreveu o abaixo-assinado. No dia 13, Ademir fez pronunciamento na Tribunal Popular da Câmara Municipal, transmitido pela TV a cabo. Os vereadores aderiram ao abaixo-assinado e votarão a proposta de moção.
. Lages/SC – A Câmara Municipal aprovou por unanimidade no dia 11 uma moção contra a privatização. No dia 12, Ademir concedeu entrevista de uma hora na TV Câmara, falando da resistência e luta dos banespianos. No mesmo dia, o diretor da Afubesp, diretores do Sindicato dos Bancários e funcionários da agência foram recebidos em audiência pelo prefeito Décio Ribeiro (PDT), que igualmente subscreveu abaixo-assinado.
. Aposentados – Na última sexta-feira, dia 14,durante jantar no Restaurante Madalosso, tomou posse a primeira diretoria da Afaban-Curitiba, encabeçada pelo presidente Claudanir Reggiani, com a participação de aposentados e familiares, o diretor da Afubesp, Ademir Wiederkehr, e diretores do Sindicato dos Bancários, como o banespiano Marcos Cleto, citado por Reggiani como o grande incentivador da criação da entidade. A Afaban-Curitiba, fundada no dia 30 de março, já possui 70 sócios, home-page e compromisso de unir os aposentados e lutar em defesa de seus direitos e contra a privatização.
. Moção – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo apresentou moção contra a privatização do Banespa. O modelo pode servir para ações semelhantes
(clique aqui para ler a íntegra).
fonte: AFUBESP