Coordenadora Ibero-americana reúne dirigentes sindicais de nove países
A quarta reunião da Coordenadora Ibero-americana do Grupo Santander, foi iniciada ontem, dia 7, no Hotel Braston, em São Paulo. O evento conta com a participação de representantes sindicais de nove países – Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Chile, México, Paraguai, Uruguai e Colômbia. Também estiveram presentes representantes do IES (Instituto Observatório Social) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos).
A reunião começou na manhã de quinta-feira, com a presença da coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Unicamp, Alejandra Madi, que analisou a conjuntura política e o setor financeiro na América Latina.
Em sua explanação, a professora falou sobre a relação de dependência dos países latino-americanos com o capital estrangeiro e mostrou dados comprovando que o grupo tem obtido bons resultados atuando, principalmente, no setor de varejo. Ela também comentou o aumento do índice de eficiência do banco, conquistado por meio de sua política de redução de custos.
Outro ponto abordado foi a suposta responsabilidade social divulgada nas campanhas publicitárias – no Brasil, os gastos com marketing chegam à quantia de R$ 100 milhões. “A responsabilidade social é colocada como se fosse um grande avanço, mas ela está voltada para a filantropia e o marketing, o que não resolve problemas estruturais”, disse Alejandra. “As ações promovidas pelo banco são muito limitadas e, portanto, os resultados também são limitados.”
Ela falou ainda que a falta de respeito do grupo com as condições de trabalho e a relação conturbada com os sindicatos não ocorrem apenas nos países da América Latina, mas também em Portugal e na Espanha. “Esse aspecto não coincide com responsabilidade social”, comentou.
No mesmo dia, os representantes sindicais apresentaram os problemas existentes em cada país e realizaram um levantamento dos principais pontos em comum para organizarem um ação conjunta.
Continuação – Na manhã de hoje (8), os participantes da reunião organizam e definem as ações da Coordenadora Ibero-americana. O encerramento deve ocorrer às 14 horas.
fonte: Érika Soares – Afubesp