Consulta revela que caixa tem metas no Santander
Os caixas nas agências do Santander denunciaram que são obrigados a vender produtos durante o atendimento. O Sindicato dos Bancários de São Paulo procurou o banco para exigir uma explicação, e a direção foi categórica em afirmar que esta não é uma determinação e que, se existir cobrança por metas, os gestores estão agindo contra as normas.
Para esclarecer de uma vez por todas o problema, representantes dos trabalhadores foram a campo ouvir o que o caixa tem a dizer. Foi feita uma consulta que atingiu mais de 80% das agências em toda região de São Paulo. Mais de 450 caixas responderam, e o resultado revelou que 84% dizem que tem, sim, metas a cumprir e 83% dizem que o trabalho de caixa não é compatível com vendas de produto.
Essa prática no Santander cria péssimas condições de trabalho. Exercer a função de caixa exige total concentração no atendimento, pois, caso ocorra algum erro na operação e falte dinheiro, o bancário é responsabilizado, tendo que arcar com o prejuízo.
“A venda de produtos por parte do caixa é uma cobrança descabida. Esse trabalhador tem que prestar um bom atendimento ao cliente. Insistimos que o banco tome medidas enérgicas para que isso acabe”, afirma o funcionário do banco e diretor do Sindicato Mário Raia, ressaltando que os caixas devem continuar denunciando caso o abuso continue.
fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP