Confira íntegra da ata de reunião do Comitê de Relações Trabalhistas realizada nesta quinta-feira
ATA DO COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DE 12/02/04
PELO BANCO: Gilberto Trazzi, Alberto Camacho, Renato Franco, Renata
PELOS FUNCIONÁRIOS: Rita Berlofa, Boldo, Cido Sério, Vera Marchioni, Ivani, Marcos Benedito, Ageu, Marcelo, Cristiano e Deborah.
A reunião teve início com a discussão dos pontos pendentes desde o último Comitê, quais sejam:
1. Academia (pendente desde 16/07/03)
Os sindicatos reiteraram pedido acerca da instalação de uma academia na Adger Centro a semelhança da existente no CASA I e para as demais dependências, que seja feito um convênio com as academias. Considerando que a academia existente no CASA I não implica em custos para os trabalhadores, os sindicatos reivindicaram o mesmo tratamento aos trabalhadores lotados no CASAII.
O Banco dará uma resposta em 60 dias.
2. Isenção de tarifa de estacionamento para o CASA I
Os sindicatos reivindicaram a isenção de tarifa de estacionamento para os trabalhadores do CASA I, considerando que a mesma não é cobrada aos funcionários do CASA II.
O Banco dará uma resposta em 90 dias.
3. Isenção de tarifas (Pendente desde 2002)
Os Sindicatos relembraram ao banco que desde 2002 vêm reivindicando a isenção de tarifas bancárias aos empregados do Santander Banespa a exemplo do que ocorre no Santander Brasil, sendo que até o momento não houve solução do problema.
O Banco se posicionará sobre o tema até o final do corrente mês.
4. Porta de segurança
Os representantes dos trabalhadores reiteraram a solicitação de estudo acerca de medidas de segurança, com instalação de porta giratória com trava e detector de metais na entrada do setor de compensação do DEPRO Morumbi.
O Banco já instalou câmeras e o sistema de acesso de controle corporativo estará em funcionamento até a próxima semana.
5. Não pagamento de hora extra
Os representantes dos trabalhadores informaram irregularidades quanto ao pagamento da jornada extraordinária nos seguintes locais:
§ São Paulo: os funcionários da área administrativa (retaguarda) não recebem as horas extras integralmente. Os funcionários da área operacional (linha de frente) não recebem as horas extras. Exemplo: Ag. Central ; Ag. Borba Gato; Ag. Bela Vista;
§ Rio Claro (reunião fora da jornada de trabalho toda segunda feira às 8:30);
§ Baixada Santista;
§ Agências da Região de Franca e
§ Agências da Região de Araras.
Foram solicitados, ainda, pela representação dos trabalhadores, esclarecimentos sobre como é calculado o pagamento da hora extra realizada no sábado, domingo e feriados para os empregados do Setor Operações (CASA/NASBE): Os funcionários do setor realizam os seguintes turnos aos sábados, domingos e feriados:
Turno A: 7h às 15h
Turno B: 15h às 23h
Turno C: 23h às 7h
Problemas específicos:
1 – Os funcionários são escalados para trabalhar dois finais de semana por mês, ou seja, trabalham 12 dias sem direito a folga.
2 – Banco deixou de pagar o intervalo de uma hora para refeição para os turnos A e B, reduzindo a jornada de 9h para 8h de trabalho.
Problemas Gerais:
3 – O holerite não especifica a quantidade de horas extras realizadas e quantas são remuneradas a 100% ou 50%.
4 – As horas extras realizadas aos sábados são remuneradas com acréscimo de 50% e não 100%.
O Banco informa que está acertando os turnos e horários, por meio de escalas de revezamento no que concerne aos empregados do Setor de Operações (CASA/NASBE). Informa, ainda, que até a folha de pagamento de abril/2004 as horas extras já estarão discriminadas em quantidade e percentual. Por último esclareceu que às horas extras estão sendo pagas conforme a lei e que casos pontuais (Ag. Central e Bela Vista) serão verificados.
Os sindicatos informaram ainda que a agência Tatuapé ( Banespa) não recebeu as horas extras laboradas aos finais de semana, no mês de novembro/2003, quando da implantação do projeto “Altair”.
CASOS NOVOS:
6. Funcionários aposentados
Os sindicatos solicitaram a antecipação da liberação do empréstimo dos aposentados de 01/03 para 16/02/2004.
O Banco esta analisando a viabilidade de operacionalização do produto e dará o retorno nos próximos em 15 dias e informa que o empréstimo em questão não se aplica aos aposentados da Banesprev.
7. Funcionários licenciados
Os sindicatos reivindicaram para os trabalhadores licenciados o reconhecimento à mesma linha de crédito com desconto em folha de pagamento.
O Banco informa que não é possível conceder a mesma linha de crédito com desconto em folha de pagamento, para estes trabalhadores.
Os representantes dos trabalhadores entendem que na medida em que há pagamento de complementação de auxílio doença ou acidentário, o contrato de trabalho se encontra interrompido e não suspenso. Ademais, o que se pleiteia é que se crie uma linha de crédito específica do banco para os empregados que se encontram licenciados.
8. Redução de juros no cheque especial
Os sindicatos reivindicaram a redução de juros do cheque especial aos empregados do Grupo Santander Banespa, considerando que existem outras instituições financeiras que possuem índices bem menores de juros como por exemplo: Banco Nossa Caixa 3,49%; Itaú 3,75%, HSBC 4,6%.
O Banco irá verificar.
9. Contratação dos estagiários que estão exercendo atividade bancária
Os sindicatos informam que embora o banco venha efetivando alguns estagiários, o problema ainda persiste, pois a contratação de estagiários para realização de serviços bancários é muito superior ao número de estudantes efetivados.Esclarecem ainda que a jornada destes estudantes é cotidianamente elastecida, tornando-se incompatível com o horário de aula. Assim sendo, pleiteiam o levantamento de todos os estagiários que estão exercendo atividade bancária e sua imediata contratação.
O Banco esta dando cumprimento a lei de estagio, e informa que está efetivando alguns estudantes que possuem um bom desempenho.
Os representantes esclarecem que não são contrários à contratação de estagiários, contudo deve haver uma co-relação entre a grade curricular e o serviço desenvolvido na empresa, evitando desta maneira a adoção de uma política de redução de custos, com estudantes tomando os postos de serviços dos bancários, como vem ocorrendo, por exemplo, com estagiário exercendo função de caixa. Reafirmam o entendimento quanto à inadmissibilidade da contratação de estagiários nas agências bancárias.
10. Normas de Segurança para abastecimento de Cash
Foi informado que o abastecimento do CASH na agência São Pedro (Seeb- Piracicaba) vem sendo feito na frente dos clientes. Esta prática expõe os funcion
fonte: Afubesp