Confira ata da reunião do Comitê de Relações Trabalhistas realizada nesta terça
Nesta terça-feira, dia 3, os representantes dos funcionários do Grupo Santander Banespa e a direção banco realizaram reunião do Comitê de Relações Trabalhistas. Confira íntegra da ata abaixo:
ATA DO COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DE 03/08/2004
Pela Representação do Funcionários: Sergio Godinho, Campestrin, João Carlos, José Reinaldo, Argeu, Boldo e Benedetti.
Pelo Banco: Gilberto Trazzi, Alberto Camacho, Ana Beatriz.
1 – A Representação denunciou que, na Regional Avenidas, o exame médico periódico está sendo feito de forma irregular. Os funcionários têm de assinar o relatório em branco e as doenças ou problemas de saúde relatados não são colocados no relatório médico, o mesmo atende no refeitório de uma forma muito superficial, rápida e não dá chance ao funcionário conversar sobre qualquer problema de saúde. Fica constando somente que o funcionário está apto ao trabalho e não é feito nenhum tipo de ressalva. A Representação solicitou que sejam refeitos os exames médicos.
O Banco informa que as dificuldades verificadas foram reorientadas e verificará casos pontuais.
2 – A Representação informou que na Regional Avenidas os gerentes da área comercial relataram que no fim do mês, principalmente em época de campanha os mesmos só podem ir embora pra casa depois que a Superintendência bater suas metas. E também são convidados a trabalhar de sábado. Isso ocorre em todas as agências.
O Banco informa que esse procedimento não está sendo adotado e reforçou a orientação para os gestores.
3 – A Representação denunciou o não pagamento da licença gala de funcionários admitidos antes de 11/2000, e cobrou o cumprimento do regulamento de pessoal.
O Banco tratará os casos pontualmente.
4 – A Representação solicita a reintegração de 65 funcionários doentes (b-31 e b-91), vez que vários deles já obtiveram liminares na Justiça.
O Banco levantará o cenário judicial para posterior análise.
5 – A Representação aponta ocorrência de irregularidades nas agências
* Agência Centro Rio Claro: horas extras;
* Agência Piracicaba: horas extras; falta pessoal e férias (funcionários obrigados a vender 10 dias);
* Agência Pirajuí/sp: falta pessoal;
* Agência Rafard: férias (funcionários obrigados a vender 10 dias).
O Banco informa que reforçou os pontos levantados com os gestores.
6 – A Representação levantou preocupação com os funcionários participantes do Banesprev com tempo para aposentadoria, os quais não possuem registro de trinta e seis meses na função, porém tiveram oficializadas as promoções com datas posteriores, e em caso de rescisão teriam grandes prejuízos.
O Banco pediu mais detalhes para analise.
7- A Representação denunciou problemas em relação aos 230 funcionários que permanecem no NASBE enquanto aguardam transferência , quais são:
A – alimentação dos trabalhadores visto que nas ultima sexta feira o restaurante foi fechado.
B – adequação dos horários das linhas de ônibus e vans.
A Representação encaminhou a seguinte sugestão:
a – manter transporte no horário das 12 as 14hs para os funcionários deslocarem-se até os restaurantes próximos ao NASBE.(Shopping Pirituba)
b – Alterar o horário do ônibus Barra Funda/NASBE de 8,40hs para 8,20hs.
c- Manter o ônibus NASBE/Barra Funda no horário das 18,10hs
d – Manter a Van NASBE/Barra Funda no horário das 20,00hs
e – Manter a Van do CASA I/NASBE no horário das 7,10 hs
f – Manter a Van do NASBE/CASA 1 no horário das 17,10hs
O Banco irá verificar.
A Representação denunciou a discriminação aplicada aos funcionários terceirizados e que foram proibidos de utilizarem os ônibus fretados no CASA 1 e 2, e solicitou o fim desta pratica.
8. A Representação solicita que o Banco reenvie o material citado na Cláusula 69.
O Banco estará reencaminhando o arquivo com o conteúdo da cláusula.
9. A Representação cobrou o cumprimento do normativo 70-01-01 que dispõe sobre isenção de tarifas para funcionário e aposentados do Banespa.
O Banco esclarecerá a operacionalização da norma.
10. A Representação solicita a disponibilização de gôndolas para acomodação de material oficial de divulgação de assuntos sindicais nos 6 prédios do CASA 2. Solicita, ainda, que seja disponibilizado local para o atendimento da CIPA, bem como seja verificado o motivo do travamento de portas de saída de emergência.
O Banco irá verificar os itens mencionados.
Assinam os presentes:
fonte: Afubesp