Conferência Nacional dos Bancários prossegue no final de semana
A 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro prossegue nesta sexta-feira em São Paulo, com os encontros de bancos – BB, Caixa e privados. A abertura solene ocorreu na noite da quinta-feira, 27, após os encontros de Saúde e do Ramo Financeiro. Participam mais de 800 delegados de todo o país.
A falta de pessoal é apontada como a maior dificuldade dos bancários em pesquisa realizada em todo o país pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Em decorrência disso o trabalho é acumulado, acarreta sobrecarga e contribui para a prática constante do assédio moral.
Para Maria Maeno, médica do trabalho e assessora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os trabalhadores tendem a ver o assédio moral como um problema pessoal e não de toda a categoria. “O assédio moral é um problema não só de saúde, mas de relação de trabalho”, argumentou. A orientação da representação dos bancários durante o encontro é fazer a denúncia para coibir a prática.
Coesão
Abrigar os trabalhadores do ramo financeiro que estão segmentados é o objetivo das entidades que os representam. A criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro vem ao encontro dessa necessidade. A precarização nas instituições financeiras se alastra, que não respeita qualquer tipo de direito.
“Os bancos estão criando subcategorias, algumas que beiram uma forma de trabalho análoga ao escravo. Há empregados de terceirizadas que têm jornadas diárias de 15 horas, sem folga sequer para o lanche”, denuncia o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino.
Programação
Após os encontros de Comunicação e Jurídico, realizados na última quarta-feira, e também de Saúde e do Ramo Financeiro, a 8ª Conferência dos Trabalhadores do Ramo Financeiro continua. Confira a programação:
Dia 28
Encontros de bancos (BB, Caixa e privados)
Dia 29
Debate sobre Conjuntura Geral
Apresentação da Conjuntura Macro-Setorial feita pelo Dieese
Debate sobre o novo perfil dos bancários.
Início dos debates para a definição das estratégias da Campanha Nacional.
Dia 30
Plenária conjunta: estratégia e mobilização. Encerramento às 13h.
fonte: Fetec/CUT-SP