Comitê Trabalhista: bancários fazem reivindicações ao Santander Banespa
O Comitê de Relações Trabalhistas se reuniu, no último dia 2, para retomar o debate, iniciado no dia 20 de março, de questões de interesse dos funcionários do Santander Banespa. Os representantes das entidades sindicais e de representação fizeram diversas reivindicações à direção do banco, entre as quais a contratação de funcionários para por fim à sobrecarga de trabalho nas agências, mais investimento em equipamentos de segurança e melhoria no tratamento às vítimas de assaltos e seqüestros.
Os dirigentes sindicais também voltaram a reivindicar o respeito à jornada de trabalho e a extensão do ponto eletrônico para os postos de atendimento. Isto porque, apesar da implantação do sistema nas agências, os bancários continuam sendo obrigados a extrapolar a jornada.
Em resposta, o banco informou que o problema estará resolvido até maio, ocasião em que o ponto eletrônico será atrelado ao sistema “logof” para todos os elegíveis. Também foi comunicado que os dois mil postos de atendimento possuirão o ponto até julho deste ano.
Os representantes dos trabalhadores retomaram ainda outras demandas importantes, como o combate ao assédio moral. “O banco afirma que o assédio moral não é política da empresa, mas as denúncias a este respeito vêm crescendo a cada dia”, comenta o secretário-geral da Afubesp, Marcos Benedito, que participou da reunião do Comitê. “Exigimos atitudes concretas e rigorosas para acabar com esta prática, de uma vez por todas.”
Além disso, o banco disse que irá estudar a reivindicação dos bancários de estender o pagamento proporcional da PLR aos funcionários do Banespa que se aposentaram no segundo semestre de 2006.
Participaram da reunião o diretor da Afubesp José Reinaldo Martins, dirigentes de diversos sindicatos, entre os quais São Paulo e Porto Alegre, da Fetec/CUT-SP, Feeb RS, Feeb RJ/ES e Contraf.
Confira abaixo a íntegra da ata do Comitê de Relações Trabalhistas:
ATA DO COMITÊ DE RELAÇÕES TRABALHISTAS DO SANTANDER BANESPA
20/03/2007 e 02/04/2007.
Contratação de funcionários
A Representação reivindicou a necessidade de contratação de funcionários para toda a rede de agências diante da carência de pessoal, da pressão sobre os funcionários e das constantes reclamações de clientes quanto ao atendimento, junto ao Banco Central.
Problemas enfrentados na CEF com extratos e saques do FGTS por conta da alteração do CGC do Banco
Recebemos várias ligações de funcionários do antigo Banespa que estão tendo problemas com a CEF no momento da liberação do FGTS, pois lá consta o Banco Santander Meridional como empregador, diferentemente do que consta na CTPS. Há também vários funcionários do antigo Meridional que possuem mais de uma conta sem os valores atualizados para fins rescisórios.
O Banco informa que já tratou o assunto junto a CEF, bem como esclarece que os depósitos estão sendo creditados regularmente sem prejuízo algum para os funcionários. Em casos de homologação, em que os saldos para fins rescisórios não estiverem corretos, o banco regularizará mediante apresentação dos documentos comprobatórios.
Cobrança de metas de produção para os caixas
Em inúmeras oportunidades temos denunciado que as agências têm estipulado metas para os caixas. A resposta do banco é que o caixa não participa de nenhum programa de renda variável e que, portanto, não pode ser cobrado por metas. Lembrou, inclusive, que na reunião de apresentação do Sim/Somar foi feito um questionamento e nos foi dito que o caixa não pode ter metas. Essa informação foi confirmada na última reunião do CRT. Entretanto, as agências continuam exigindo metas individuais dos caixas; as cobranças são realizadas diariamente através de planilhas; os caixas reclamam que o aumento da pressão para que se façam vendas aumentam as diferenças de caixa, além de baixar a qualidade de atendimento.
Reivindicação: Que se elimine este procedimento e seja encaminhada mensagem específica para a rede de agências, pois tal pratica ainda persiste conforme documentação apresentada.
O Banco assegura que os Caixas não têm metas de vendas, todos os casos apontados neste comitê serão apurados. O banco informa ainda que refez as cartilhas, orientou os Regionais e os Redes e disse ainda que o descumprimento acarretara em auditoria interna.
Extrapolação da Jornada de Trabalho
Continuamos recebendo reclamações de funcionários que são obrigados a extrapolar a jornada de trabalho chegando antes da hora e só batendo o ponto posteriormente, ou ficando após o expediente para fazer telemarketing. Exemplos: Agências Central e Ipiranga.
Reivindicação: Que se elimine este procedimento e seja encaminhada mensagem específica para a rede de agências.
O Banco informa que estão previstas modificações no sistema para melhorias em relação Ponto Eletrônico x Login. Sobre a eventual marcação irregular esclarece que todos os empregados deverão observar o disposto em Manual de Instruções 03.01.09.
3.16. Faltas Graves
São consideradas faltas graves passíveis das sanções disciplinares previstas na legislação trabalhista vigente, as seguintes situações:
– Do funcionário elegível a ponto:
. Não observância deliberada das regras estabelecidas para a marcação de ponto;
. Marcação do ponto para outro funcionário;
. Permanência do funcionário no local de trabalho sem a devida marcação de ponto de entrada ou após a devida marcação de ponto de saída.
– Do gestor:
. Não observância deliberada das regras estabelecidas para a marcação de ponto;
. Solicitar ao seu subordinado que realize atividades profissionais sem a devida marcação de ponto.
O Banco solicita aos sindicatos que indiquem as áreas/funcionários que vêm infringindo a norma interna, visando à adoção das medidas disciplinares cabíveis.
Falta de ponto eletrônico em PABs
O banco ainda não instalou ponto eletrônico para o registro do horário de trabalho nos postos de atendimento em Porto Alegre.
Reivindicação: Instalação imediata dos pontos eletrônicos em todos os pontos de venda do banco.
O Banco informa que a conclusão da instalação dos pontos eletrônicos está prevista para julho do ano corrente.
Denúncias de Assédio Moral/Pressão
Neste final e início de ano cresceram as denúncias de assédio moral em agências e departamentos com situações que tornam insuportáveis as condições de trabalho e de qualidade de vida. Exemplos: agências Brás, Tucuruvi, Butantã, Ceagesp, Rafael de Barros, Lib
fonte: Érika Soares – Afubesp