Comissão da Câmara aprova requerimento sobre compra do Banco Real pelo Santander
Por iniciativa do deputado federal Nelson Marquezelli, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço da Câmara aprovou nesta quarta-feira, dia 10, requerimento para que a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça investigue preliminarmente a compra do Banco Real (ABN Amro) pelo Santander.
O documento pede ainda que sejam averiguadas as pendências judiciais na utilização dos títulos garantidores das aposentadorias e pensões dos funcionários do antigo Banespa e a possível demissão de milhares de trabalhadores bancários.
Nas justificativas apresentadas para o requerimento, o parlamentar paulista, que preside a Comissão, afirma que o governo brasileiro tem a obrigação de avaliar possíveis atos de infração à ordem econômica na negociação. Argumenta que o Santander “é o campeão de reclamações trabalhistas no Brasil”. E especifica: “um dos principais processos, em tramitação na justiça trabalhista e no Tribunal de Contas da União, foi a apropriação de títulos públicos de mais de 7 bilhões de reais, que foram emitidos durante a privatização do Banespa, garantidores de aposentadorias e pensões de mais de 15 mil funcionários”.
Segundo Marquezelli, esses títulos “estão sendo usados para sustentar a posição do Santander nesse processo de fusão bancária”. Para dar sustentação às suas acusações, o deputado relata todo o histórico da complementação de aposentadoria dos funcionários do Banespa admitidos até 22 de mais de 1975, culminando com a criação do Plano V.
Articulações da CNAB
Essa e outras iniciativas de Nelson Marquezelli em defesa do reajuste da complementação dos banespianos pré-75 são resultantes das diversas reuniões realizadas entre o parlamentar e a CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa).
fonte: Airton Goes – Afubesp