Começa nesta quinta 3ª Reunião de Bancos Internacionais
Cerca de 200 bancários de toda a América Latina são esperados em São Paulo, nesta quinta e sexta-feiras, dias 22 e 23, para participar da 3ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais. Com os temas Emprego e Condições de Trabalho, o evento será realizado na sede da Contraf-CUT.
De acordo com os organizadores, os números fazem desta a maior reunião já realizada no ramo financeiro. Além de sindicalistas brasileiros, a categoria será representada também por dirigentes da Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Costa Rica, Panamá, México e Espanha.
“A necessidade dos trabalhadores ultrapassarem as fronteiras e realizarem trocas de experiência é fundamental quando existe um objetivo comum: unir forças na classe trabalhadora pela garantia de emprego, respeito aos direitos adquiridos e melhores condições de trabalho”, afirma Gutemberg de Oliveira, diretor jurídico da Fetec/CUT-SP.
Nesta quinta, os participantes terão a oportunidade de discutir temas referentes à “Nova Estrutura Sindical Internacional”, “Conjuntura Internacional e o Sistema Financeiro”, “Proteção do Emprego e Condições de Trabalho” e “Ação Sindical Conjunta”.
Já no segundo dia de evento, os dirigentes sindicais definirão o diagnóstico e a estratégia de ação sindical em cada banco – Santander, BBVA, HSBC e ABN Amro (internacionais), Itaú, Unibanco e Banco do Brasil (multilatinos) – com a organização da Jornada Internacional de Lutas.
“É preciso compilar as experiências e organizar o movimento sindical em nível internacional, pois, apesar das diferenças político-sociais existentes entre os países participantes, só unidos poderemos enfrentar os processos de precarização do emprego na América Latina”, ressalta Valeska Pincovai, diretora de imprensa da Fetec/CUT-SP.
fonte: Fetec/CUT-SP