Coleta de assinaturas por contratações no Grupo Santander Banespa vai até sexta
Para minimizar o ritmo intenso de trabalho e a pressão a que são submetidos os bancários do Grupo Santander Banespa, diretores do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp têm percorrido diversas agências em busca de assinaturas dos funcionários e da população. O abaixo-assinado circula até sexta-feira, dia 13, e objetiva cobrar da empresa a melhoria das condições de trabalho por meio de mais contratações.
Além disso, as entidades têm reivindicado desde o começo do ano, a regularização de estagiários e terceirizados. A precarização das condições de trabalho compromete seriamente a qualidade dos serviços.
“A contratação de mais funcionários, além de atacar a precariedade das condições de trabalho, irá melhorar os serviços oferecidos à população”, defende o diretor do Sindicato e funcionário do Grupo Santander Banespa, Camilo Fernandes.
O abaixo-assinado está acompanhado de carta aberta à população, relatando os problemas enfrentados pelos trabalhadores do Santander Brasil, Banespa e Meridional.
Leia a seguir a carta que está sendo distribuída à população:
Campanha por contratações já e melhora no atendimento do Grupo Santander Banespa
Subscreva o abaixo-assinado, exigindo que o banco respeite os direitos do consumidor e do trabalhador brasileiro
Prezado (a) cliente,
O Grupo Santander Banespa (formado pelos bancos Banespa, Santander Brasil e Meridional) tem obtido lucros astronômicos no Brasil, sem oferecer contrapartida social aos brasileiros. Parte desses ganhos poderia, por exemplo, ser usado para contratar novos funcionários e, assim, reduzir a pressão insuportável nos locais de trabalho e melhorar o atendimento a você, cliente e usuário.
Entretanto, a ganância do grupo espanhol – que envia quase todo o lucro auferido em nosso país para a Espanha – não conhece limite e quem sofre com isso são os trabalhadores do banco e você, consumidor bancário, que muitas vezes aguarda longo tempo na fila para ser atendido.
Devido à redução do quadro de pessoal, na maioria das agências, uma única pessoa tem que executar o trabalho de três ou quatro, o que acarreta um ritmo desumano de trabalho. Os funcionários são obrigados a extrapolar a jornada sem receber horas extras e a pressão para o cumprimento de metas é absurda, provocando aumento nos casos de estresse e de outras doenças ocupacionais.
Além disso, o Grupo Santander Banespa desrespeita a legislação trabalhista, utilizando estagiários em funções específicas de bancários e abusando das terceirizações, praticas que configuram interposição fraudulenta de mão-de-obra.
O resultado de tudo isso é a piora no atendimento a você, cliente e usuário do banco, que paga tarifas cada vez mais caras e não recebe um serviço à altura.
Precisamos nos unir para dar um basta a esta situação, na qual só o grupo espanhol leva vantagem. Subscreva o abaixo-assinado que será encaminhado à direção do banco, solicitando a contratação imediata de mais funcionários e a melhora nas condições de trabalho e no atendimento aos clientes.
Chega de sufoco! Contratações já!
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Afubesp– Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp
Fetec/CUT-SP
CNB/CUT
Sindicatos e Federações Cutistas
fonte: Seeb SP