COLÉGIO DE LÍDERES APROVA COLOCAÇÃO DA PEC N.º 4/99 NA ORDEM DO DIA
Os banespianos deram um passo importante para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional n.º 4/99, que prevê o retorno do controle acionário do Banespa para o Estado de São Paulo. Hoje, pela manhã, o colégio de líderes definiu que o assunto entrará em discussão na próxima semana.
Como foi a vitória – Conforme havia sido combinado na grande manifestação realizada dia 31 de maio, o presidente da Assembléia Legislativa paulista, Vanderlei Macris, concedeu dez minutos à comissão dos funcionários para que defendessem a proposta na reunião de líderes partidários.
O presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, explicou aos parlamentares que a venda do banco, se ocorrer, representará um grande prejuízo à sociedade. “O Banespa é o maior financiador da agricultura e atende principalmente o pequeno produtor rural”, exemplificou. Ele também pediu aos líderes dos partidos para que colocassem a PEC em votação, independentemente de se posicionarem a favor ou contra a proposta. “O que não pode é impedir que ela vá a plenário.”
Além de Rondino, falaram em nome dos banespianos o diretor representante, Oliver Simioni, e o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, José Osmar Boldo. Ao final, eles entregaram ao presidente da Casa e aos líderes dos partidos um documento assinado por todas entidades do Comando Nacional Banespa solicitando a colocação da PEC em votação.
Declarações de apoio – Assim que os representantes do funcionalismo encerraram a defesa da proposta, o deputado Wadih Helú, pediu a palavra para, em nome do líder, Edson Gomes, dizer que toda a bancada do PPB “não apenas apóia a colocação da PEC do Banespa na ordem do dia como votará pela sua aprovação, pois ela é do interesse do Estado de São Paulo”. Para reafirmar sua posição contrária às privatizações, o parlamentar criticou o aumento de mais de 10% nas tarifas telefônicas que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira. O líder do PSD, Nabi Abi Chedid, pediu para que seu nome também fosse incluído na lista de apoiadores. “Sou favorável que a proposta vá à discussão e votação no plenário.”
Após as declarações, o presidente da Alesp, Vanderlei Macris, informou aos banespianos que a proposta deverá ser discutida pelo plenário na próxima semana.
Dos 14 partidos representados na Alesp, 12 declararam, por meio de seus líderes, apoio ao encaminhamento da PEC do Banespa para ser discutida em plenário: PCdoB, PDT, PFL, PL, PMDB, PPB, PPS, PRP, PSB, PSD, PT e PV. Até o momento, apenas o PSDB e o PTB ainda não expressaram apoio à proposta.
fonte: AFUBESP
: