CNB/CUT orienta atividades para Jornadas Internacionais de Luta
Quatro Jornadas Internacionais de Luta irão às ruas mostrar a falta de responsabilidade social dos bancos. A Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) promove a Jornada Internacional de Luta na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Brasil entre outros. Mais três Jornadas Internacionais de Luta específicas ocorrem nos bancos ABN Amro, Grupo Santander e HSBC na América Latina e países europeus.
A CNB/CUT indica aos sindicatos que realizem atividades simbólicas nas agências de cada um dos bancos e a entrega dos boletins unificados, disponíveis em português e espanhol.
A CNB, representando a CCSCS, estará entregando os documentos propostos (veja abaixo) às direções regionais da América Latina do ABN Amro e Santander, em São Paulo, e HSBC, em Curitiba. Todos os materiais estão disponíveis nos Comunicados da CNB.
O secretário de Relações Internacionais da CNB/CUT, Ricardo Jacques, avalia que esta ação coordenada em vários países demonstra a potencialidade da organização sindical em busca de condições de trabalho dignas e em defesa do emprego.
Confira as orientações propostas para cada uma das atividades:
ABN – A Jornada Internacional de Luta no ABN Amro BAnk acontece nesta quinta-feira, 25 de novembro, às 14h no Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina e às 13h no Chile. Os demais países deverão adorar como fuso horário às 14h do Paraguai. As manifestações são integradas por uma agenda comum que inclui a leitura da Declaração de Curitiba dos Trabalhadores do ABN Amro e de documento-proposta de Acordo Marco que deverá ser entregue à direção do banco na América Latina e respectivos países.
A proposta de Acordo Marco foi aprovada na constituição da Coordenadora Sindical Internacional do ABN Amro, e ratificada neste ano. Uma vez entregue, na Jornada Continental de Luta, ano passado, o documento será novamente encaminhado às direções nacional e regional, já que o banco sequer se manifestou sobre o assunto. Desta vez, os representantes dos trabalhadores exigirão uma resposta em até 90 dias da entrega.
O objetivo das entidades que compõe a Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul é fazer do Acordo Marco parte de um entendimento laboral com o ABN Amro em todos os países onde o banco esteja ou venha a se estabelecer.
HSBC – A Jornada Internacional de Luta do HSBC terá caráter semelhante a do ABN Amro. Será nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, às 14h, no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Nas atividades de mobilização deverão ser feitas leitura de carta de intenções para a elaboração de Acordo Marco a ser entregue à direção regional do banco na América Latina e respectivos países.
Às direções do banco e aos trabalhadores do HSBC deverá ser entregue um comunicado único e conjunto, mostrando os motivos da constituição da Coordenadora, formada em Curitiba nos dias 27 e 28 de julho.
Grupo Santander – Os trabalhadores do Grupo Santander irão exigir o respeito à jornada de trabalho, nesta Jornada Internacional de Luta, em toda América Latina e em Portugal e Espanha. Será entregue, à direção regional na América Latina e em cada país, documento intitulado “Santander – por uma empresa com responsabilidade social” que elenca uma série de reivindicações aprovadas em fórum internacional dos empregados do Grupo, com base nas convenções da OIT e diretrizes da OCDE.
O documento já foi enviado a várias direções nacionais do Grupo e à da América Latina, ano passado, sem qualquer tipo de retorno. O objetivo do documento e da Jornada Internacional de Luta é obter da direção mundial do Santander um processo de negociação e disposição de firmar acordos internacionais com os trabalhadores.
Através desses acordos é que poderão ser garantidos direitos e condições de trabalho partindo do mínimo que é estabelecido pela OIT e OCDE. Será cobrado do banco o cumprimento do Pacto Global, que não deve ser utilizado como uma estratégia de marketing, mas sim implementado pelo Santander em todo o mundo.
Divulgação – Os sindicatos devem enviar informações após a realização das Jornadas para divulgação no site da CNB/CUT pelo e-mail cnbbrasil@cnbcut.com.br.
Informes do Chile – Os bancários chilenos realizam nesta quinta-feira, 25 de novembro, duas atividades conforme orientação da Coordenadora Sindical Ibero-americana do Grupo Santander. A Confederação dos Sindicatos Bancários do Chile estará a partir das 8h na sede da Federação do Grupo Santander. Será realizado Ato Público com os bancários tratando das demissões ocorridas no banco e as atividades realizadas pelos dirigentes para denunciá-las e revertê-las.
Às 13h as manifestações prosseguem na torre do Banco Santander. Desta vez, os clientes e público em geral serão informados das práticas do banco, assim como das ações sindicais. A imprensa está convocada para esta atividade.
Saiba mais sobre as Jornadas pelo link http://www.cnbcut.com.br/popup.php?chave=13843.
fonte: CNB/CUT