CNB/CUT oficializa lançamento de campanha contra demissões
Nesta sexta-feira, dia 21, durante o 6º Congresso da Fetec, o secretário geral da CNB/CUT, Carlos Cordeiro, oficializou o lançamento da campanha “Demissão tem cara – Responsabilidade social se faz com emprego”.
Inicialmente, o enfoque da campanha será a luta contra as demissões no Bradesco, ABN/Real-Sudameris e Santander Banespa, onde correm fortes boatos de cortes de postos de trabalho face aos processos de fusões. No entanto, as mobilizações poderão ser estendidas para outras instituições.
A idéia é denunciar à sociedade um contra-senso dos banqueiros. Mostrar que, mesmo com sucessivos recordes nos lucros, eles contribuem para a elevação do desemprego no país. A denúncia também será levada à OIT (Organização Internacional do Trabalho) e à Organização para o Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
A campanha contará com CD-Rom para divulgação das atividades, outdoors e cartazes. Uma das primeiras ações será encaminhar um documento, no dia 3 de dezembro, ao Banco Central cobrando mais responsabilidade da instituição nas fusões de bancos em relação ao nível de emprego bancário. Além disso, será solicitada audiência com o ministro do Trabalho, Jacques Vagner, para debater a questão.
Os sindicatos pretendem mapear as demissões e informar à CNB, que as usará como subsídio para as atividades de mobilização.
fonte: Fetec/CUT-SP