CNB/CUT discute atendimento bancário com Procon SP nesta sexta
A Confederação Nacional dos Bancários reúne-se nesta sexta, às 15h, com representantes do Procon-SP para debater a participação da categoria na Câmara Técnica de Consumo do Setor Bancário. A Câmara foi criada em 7 de julho e prevê somente a participação do Procon e Febraban.
Assim que tomou conhecimento da criação da Câmara, a CNB/CUT solicitou às duas entidades a sua inclusão nas discussões. A Febraban de pronto negou, ressaltando em correspondência que o assunto não dizia respeito à categoria e que a Câmara “tratará exclusivamente dos direitos e das relações entre os bancos e clientes consumidores” e que reservava “as negociações da Fenaban com a CNB para os debates referentes aos direitos e às relações entre os bancos e bancários”.
Já o Procon informou que debateria na reunião da Câmara a possibilidade da participação dos bancários. O órgão agendou então uma reunião para esta sexta.
“Os bancários entendem que o debate sobre o atendimento nos estabelecimentos bancários diz sim respeito à categoria. São os bancários que lidam todos os dias com os clientes e usuários, sofrem com a falta de pessoal e o excesso de trabalho. Há muito tempo estamos lutando pela melhoria do atendimento nos bancos. Já desenvolvemos trabalhos conjuntos com o Idec e próprio Procon”, destaca Carlos Cordeiro, Secretário-geral da CNB/CUT. Ele lembra ainda que a propostas de ampliação do horário de atendimento nos bancos está na pauta de reivindicações da categoria há mais de 10 anos e os sindicatos filiados têm lutado pelo controle do tempo de espera nas filas.
A CNB/CUT também já solicitou audiência ao diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, também para solicitar a sua participação nas discussões sobre atendimento nos bancos que vem sendo debatida somente com representantes dos bancos.
fonte: Meire Bicudo – CNB/CUT