Clientes do Santander Banespa apóiam garantia de emprego
Foi um sucesso o Acampamento pelo Emprego, promovido na quarta-feira, dia 30 de novembro, das 8h30 às 16h, em frente à agência Porto Alegre Centro, do Banespa. Houve pronunciamentos, distribuição de carta aberta e adesões de clientes e usuários ao abaixo-assinado pela garantia de emprego no Grupo Santander Banespa. Foram coletadas 662 assinaturas, que serão enviadas nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, ao presidente do grupo, Gabriel Jaramillo. Uma cliente com mais de 20 anos de banco ameaçou fechar a conta na agência se ocorrerem demissões.
A atividade foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Federação dos Bancários do RS e Afubesp, com o apoio do Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana.
Durante o acampamento, os dirigentes sindicais denunciaram que o grupo espanhol ameaça demitir 3.000 funcionários em todo o país. ”Não existe motivo para o banco jogar pais e mães de família no olho da rua, às vésperas do Natal, pois atualmente há uma carência de funcionários nas agências e departamentos, além da utilização de estagiários e tercerizados como bancários, o que é fraude para a legislação brasileira”, destacou o diretor do Sindicato, Federação e Afubesp, Ademir Wiederkehr.
Somente o Banespa obteve até setembro de 2005 um lucro acumulado de R$ 1,297 bilhão, fruto do trabalho dos funcionários que são obrigados a cumprir metas abusivas para venda de produtos, sofrem assédio moral e são acometidos de doenças do trabalho.
“Queremos a abertura imediata de negociações com a direção do grupo para discutir a pauta específica de reivindicações aprovada no 19º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa”, cobrou o dirigente sindical. “Os bancários querem um Natal com emprego, além de respeito à saúde, melhores condições de saúde e trabalho e igualdade de tratamento”.
No abaixo-assinado, os clientes também pedem a contratação de mais bancários para acabar com as filas e a redução das altas de juros e das tarifas cobradas dos clientes. Além disso, solicitaram a ampliação do horário de atendimento ao público.
fonte: Seeb PoA