CENTRAL AQUECE MOTORES PARA DIA 31 COM DISCUSSÃO SOBRE A GREVE
Discutir e organizar a greve do dia 31 e levar o maior número de banespianos para as assembléias na segunda-feira, 30, foi o eixo dos pronunciamentos dos representantes dos banespianos na paralisação de uma hora que lotou o saguão da Central no horário de almoço.
Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de SP deu um recado enfático: “Dia 31 não é um blefe” e arrematou: “É necessário que todos tenham consciência de que é nosso emprego que está em jogo.”
Para Wagner Pinheiro, diretor financeiro do Banesprev, eleito pelos participantes, os funcionários têm uma tarefa fundamental até segunda-feira: chamar os colegas para a assembléia. Na sua avaliação com garra, determinação os funcionários vão vencer essa briga . “Nossa unidade, nossa disposição de luta, nossa história e nossa organização vão nos dar essa vitória.”
Vigília. No protesto, os oradores reforçaram a necessidade de persistir na vigília na Alesp. “Durante a greve, vamos acampar lá e obrigar o Macris e o PSDB a colocarem a PEC e o plebiscito em votação. Não tenho dúvida que mais uma vez sairemos vitoriosos”, afirmou o vice-presidente da Afubesp, Cido Sério.
Lista. Alguns oradores abordaram também o plano de contingência do banco que procura criar uma lista de supostos “funcionários indispensáveis” que teriam de trabalhar nos dias da greve. “Todos os funcionários são indispensáveis”, disse o diretor eleito da Cabesp, Antônio Carlos Conquista, completando que “se é greve, não deve entrar ninguém”.
Solidariedade. A atividade da Central contou com a presença do presidente da CUT Estadual, Antônio Carlos Spis, que falou da iniciativa das centrais sindicais de unificarem as campanhas salariais das categorias que têm data-base neste semestre e do apoio que os banespianos terão de outras categoria. “Vocês, com certeza, não estarão sozinhos no dia 31”, assegurou.
Além dos citados deram seu recado no ato, o secretário-geral da CUT estadual , João de Oliveira (Joãozinho); o Direp, Oliver Simioni; a diretora do Seeb-SP, Vera Marchioni e o diretor do Seeb-Maceió, Wellington da Silva.
A Afubesp está fazendo um levantamento das agências que participaram do protesto, para divulgar ainda hoje. Se sua agência parou, fez leitura de manifesto ou qualquer outra atividade de protesto e não constar da lista, entre em contato conosco pelo tel. (11) 3115-0088, fax: (11) 3107-9268 ou e-mail: afubesp@afubesp.com.br
fonte: AFUBESP