Censura: Bancários de São Paulo protestam usando mordaça em frente à Fenaban
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizou, na terça-feira, dia 4, um ato em frente à sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na região central da capital paulista, em protesto contra liminar, movida pela entidade patronal, que determinou a retirada de toda a propaganda da Campanha Salarial dos Bancários.
Durante o ato, os dirigentes da entidade e de outras categorias usaram uma mordaça negra, protestando contra a censura.
“A censura é uma arma retrógrada que faz parte dos tempos da ditadura militar. Temos direito à liberdade de expressão. Tudo que falamos sobre os banqueiros está na boca da sociedade”, ressaltou a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira.
Durante o protesto, um telão exibiu reportagem sobre o que a população acha dos banqueiros. No vídeo, os clientes reclamam das filas, tarifas e cobrança de juros, entre outros. Quem passava pelo local, também protestou e reclamou dos bancos.
“Ontem fiquei duas horas na fila do Itaú para receber uma ordem de pagamento. É como as pessoas diziam na fila: ‘Essa lei é o seguinte, 15 minutos para entrar no banco, 15 minutos sentado em fila, 15 minutos deitado, 15 minutos em pé ….’ A gente tem de sofrer calado enquanto os banqueiros lucram?”, disse a professora Mariângela da Silva (nome fictício).
O ato contou com o apoio da CUT e de sindicatos de outras categorias de São Paulo e do interior do Estado.
fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP