Cartunista Marcio Baraldi ganha dois prêmios Angelo Agostini
O cartunista Márcio Baraldi, conhecido por colaborar com diversos órgãos da imprensa de esquerda no país, acaba de ganhar dois prêmios Angelo Agostini. Um como “Melhor Cartunista de 2003” e outro como “Melhor Lançamento de 2003” pelo livro Roko-Loko e Adrina-Lina.
O prêmio leva o nome do primeiro quadrinhista brasileiro e um dos pioneiros do mundo, Angelo Agostini, e é conferido anualmente pela AQC–Associaçao dos Quadrinhistas e Cartunistas. O resultado é obtido através de votação democrática de profissionais ligados aos quadrinhos (cartunistas, editores, mídia especializada etc).
O prêmio, mais antigo e importante do gênero no Brasil, existe a mais de 20 anos e já contemplou artistas históricos como Henfil, Ziraldo e Mauricio de Souza. Dessa vez coube ao engajado e talentoso Baraldi faturar o prêmio. Vale lembrar que Baraldi já havia recebido em 2002 um Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, um dos mais importantes do Jornalismo brasileiro.
Márcio já nasceu cartunista, mas entrou na profissão pra valer mesmo em 1983, aos 16 anos, no Sindicato dos Químicos do ABC, terra onde nasceu. Formou-se Desenhista Projetista e depois Artista Plástico, fez fanzine, grafite, teatro, vídeo, locução de rádio e tocou baixo em bandinhas de rock de garagem, mas seu tesão mesmo sempre foram os gibis!
Baraldi é chargista no Sindicato dos Bancários de SP, do Jornal Sem Terra (do MST), do jornal Plataforma (dos Metroviários de São Paulo) e de dezenas de outros órgãos da imprensa sindical e ainda colabora com revistas alternativas como a Rock Briggade, Metalhead, Dynamite, Roadie Crew, Brazil (erótica), Antenada (adolescente), Estação criança (infantil), etc…
Tem duas coletâneas de charges publicadas: ConstruRINDO o Sindicato e A fórmula do Riso, além dos livros de cartuns MORO NUM PAIS TROPICAOS e TODAS AS CORES DO HUMOR. Os livros têm prefácios do Lula (sim, este mesmo que você está pensando), do cartunista Ziraldo e da editora Laura Bacellar.
A entrega dos prêmios será dia 1/2/2004 a partir das 16h30, no Prédio da Gazeta, na Av. Paulista, 900, em São Paulo, durante a 8º Fest Comix, Festival de Quadrinhos da livraria Comix.
Colaboração com o Jornal da Afubesp – Diversas edições do Jornal da Afubesp já estamparam as charges de Márcio Baraldi, retratando com inteligência e humor as lutas dos trabalhadores do Santander Banespa.
fonte: Portal Vermelho e Afubesp