CAMPANHA UNIFICADA EM DEFESA DOS BANCOS FEDERAIS REÚNE MAIS DE MIL DELEGADOS DO BANESPA, BB E CEF E REPRESENTANTES DO BNB E BASA
Está acontecendo, hoje, o lançamento da Campanha Nacional Unificada em Defesa dos Bancos Federais. Mais de mil delegados do Banespa, CEF e BB e representantes do BNB e Basa lotaram o auditório Simon Bolivar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, para protestar contra a política privatista dos governos federal e estadual.
Pela manhã, participaram dos debates o ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro (PT), e o professor de economia da PUC e pesquisador da Fundap, Carlos Eduardo de Carvalho. Entre os que foram ao Memorial para expressar apoio aos bancários estão: o senador Eduardo Suplicy (PT), o líder do MST João Pedro Stédille e os deputados federais Ricardo Berzoini e Geraldo Magela, ambos do PT.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) também se fizeram representar.
O movimento em defesa dos bancos federais pretende mobilizar a opinião pública contra as privatizações, que só trouxeram prejuízos ao país e à sociedade. “Sem bancos federais não há desenvolvimento e nem geração de empregos. O financiamento da agricultura e da pequena empresa ficaria irremediavelmente comprometido e seria um desastre para o país”, afirma o presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, que participa de uma das mesas.
Um dos objetivos da campanha é conseguir que um milhão de pessoas subscrevam o abaixo-assinado contra a entrega dos bancos públicos aos banqueiros privados.
O coordenador do evento é o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Sérgio Rosa.
Fonte: Afubesp