Campanha por contratações será intensificada
Sindicato cobra do Grupo Santander Banespa mais funcionários para melhorar as condições de trabalho e o atendimento aos clientes
A campanha, lançada nesta semana, continua como um aviso feito pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo ao Grupo Santander Banespa: a empresa tem de contratar mais e já. O mesmo recado vale para os outros bancos, que em 2004 tiveram lucros altíssimos, e que agora têm de melhorar as condições de trabalho nas agências e departamentos.
Só no Santander Banespa, o lucro do ano passado foi de R$ 1,750 bilhão, o quarto maior do Brasil, só atrás de Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Enquanto a direção comemora os resultados, há no banco mais de cinco mil estagiários e milhares de terceirizados que desempenham serviços de bancários.
“Chega de só lucrar sem dar o retorno ao trabalhador ou à sociedade. É preciso contratar mais e é urgente a regularização desses bancários”, diz a diretora do Sindicato Rita Berlofa.
Pressão – Para denunciar essa posição do banco, o Sindicato irá passar um abaixo-assinado pelas agências para que clientes – e a população em geral – possam demonstrar sua indignação com o atendimento precário que o banco impõe.
“A falta de funcionários causa estresse, pressão em cima de quem está nos locais de trabalho, aumenta o número de bancários com doenças ocupacionais, e por outro lado, fila e irritação para os clientes”, explica Rita.
PPR – O Sindicato encaminhou correspondência ao banco pedindo a abertura dos dados do índice que mede a satisfação dos clientes, principal termômetro que baliza o pagamento da PPR para os bancários do Santander Banespa. O banco já pagou R$ 300 no final do ano passado, mas segundo o programa, este valor poderá chegar até R$ 1.500.
“A cláusula 6 do programa prevê a abertura destes dados. E nada mais justo aos bancários do que saber o que está certo ou errado”, esclarece Luiz Campestrin, do Sindicato.
fonte: Folha Bancária – Seeb SP